05 FATOS SOBRE VÍDEOS DE INTEGRAÇÃO

A integração de novos funcionários é um dos aspectos mais importantes para uma empresa moderna. Através de um bom processo de integração as empresas evitam problemas como rotatividade de funcionários, melhora do clima organizacional, melhora da imagem da empresa, redução do absenteísmo, entre outros.

 

COMO OS VÍDEOS DE INTEGRAÇÃO AJUDAM NESTE PROCESSO?
Os vídeos são ferramentas poderosas neste processo de integração e podem contribuir muito. Entretanto, Em mais de uma década produzindo material audiovisual para integração, percebo que boa parte dos executivos ainda subestima sua importância, considerando-o muitas vezes uma ferramenta dispensável -- o que é um grande erro.

Quando uma empresa contrata a produção de um vídeo de integração ela acaba por usar um dos investimentos com a melhor relação de custo/benefício neste processo. Abaixo estão listados 05 fatos que mostram como este investimento é uma excelente estratégia.

 

Quer uma ajuda para gerenciar uma produção de vídeo empresarial?
Então clique neste link

 

FATO 01 -- VÍDEOS DE INTEGRAÇÃO ECONOMIZAM TEMPO (E TEMPO É DINHEIRO):
É comum encontrarmos empresas onde um funcionário CLT passa boa parte de seu tempo fazendo apresentações de um Powerpoint para novos funcionários -- este material pode ser facilmente substituído por um vídeo.

O vídeo de integração tem condição de tornar uma apresentação presencial de 01 hora de duração em um vídeo de 10 minutos. Isto acontece porque a informação passada acontece sem interação com o espectador -- piadas, “causos” ou histórias paralelas. este fato, além da economia de tempo, também é responsável pelo maior dinamismo na apresentação.

Este colaborador, com o vídeo de integração, pode ser utilizado em funções mais produtivas, o que proporciona, além do aumento do bem estar empresarial, uma grande economia de mão de obra.

 

 

FATO 02 -- VÍDEOS DE INTEGRAÇÃO PADRONIZAM PROCESSOS:
Pessoas diferentes fazem apresentações diferentes -- e isto pode ser um problema. Um profissional da área de EHS, por exemplo, pode deixar de passar informações que a área de recursos humanos desejaria. E vice-versa, alguém da área de recursos humanos talvez não fale da área de EHS com tanta propriedade.

Os vídeos de integração possibilitam uma padronização maior na informação que é passada, garantindo que colaboradores recebam tudo o que for necessário.

Isso ganha ainda mais importância se pensarmos em empresas com filiais, onde colaboradores precisam ser integrados em diferentes unidades. O problema das apresentações serem diferentes são muito reduzidas com um vídeo de integração.

 

FATO 03 -- O COLABORADOR ASSIMILA MAIS INFORMAÇÃO COM UM VÍDEO DE INTEGRAÇÃO:
Uma material audiovisual utiliza de diversos elementos para manter a atenção do público-alvo, como trilhas sonoras, computação gráfica, ilustrações, diferentes ritmos de montagem, entre outros recursos.

Isto, aliado a apresentação mais assertiva que o vídeo naturalmente proporciona, resulta em uma grande assimilação do contepudo passado.

Boa parte das empresas ainda utilização recursos adicionais, como criar uma apresentação interativa com perguntas, onde apenas passa-se ao tópico seguinte caso a resposta correta seja assinalada. Ou então propor uma provinha ao final do vídeo com as informações que foram passadas.

 

FATO 04 -- OS COLABORADORES SE ENGAJAM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO VÍDEO:
Poucas empresas percebem como seus colaboradores gostam de participar do processo de criação de um vídeo de integração. E, como consequência, estes colaboradores, desde o chão de fábrica até o administrativo, ao participar deste processo são impactados culturalmente pelo conteúdo.

O ganho se dá tanto no clima organizacional, com funcionários se sentindo úteis e respeitados dentro da empresa, como o ganho também se dá pela força da mensagem que se deseja passar, ao contar com o engajamento dos próprios colaboradores.

Isto pode ser feito tanto em empresas menores, onde são convidados a participar diversos colaboradores, como em empresas maiores, com o convite dos principais líderes naturais da empresa. Estes líderes, além de terem sua contribuição reconhecida, acabam por ser responsáveis pela multiplicação da informação -- tema do próximo ítem.

 

FATO 05 -- VÍDEOS DE INTEGRAÇÃO AJUDAM A MULTIPLICAR A INFORMAÇÃO:
Quando usamos os próprios colaboradores em um vídeo, muitas vezes acontece deste material ser assunto dentro da empresa -- e isto é muito bom. Os colaboradores irão comentar sobre os outros colaboradores que participaram do vídeo e, caso o vídeo tenha sido bem feito, estes comentários serão de reforço ao que se deseja passar no conteúdo da apresentação.

Talvez exemplificando fique mais fácil de entender:
Quando um colaborador participa de um vídeo mostrando a importância de se usar EPIs e vira assunto dentro da empresa, podemos concluir que a importância de se usar EPI, indiretamente, está sendo reforçada por todos que comentam.

Aqui cabe uma observação: é importante que a produtora de vídeo de integração contratada tenha conhecimento e experiência para tratar o conteúdo de modo que todo comentário seja igualmente positivo.

 

PARA SABER MAIS:
Visite o site www.videodeintegracao.com.br e tenha muitas outras informações sobre este assunto!
Este site é mantido pela Cinemátika Filmes.

 
____________________________________________________________________________
CINEMÁTIKA – (11) 4226.4797

 

O que você precisa?
Saber o passo a passo na criação de um vídeo empresarial.
Conhecer os trabalhos da Cinemátika.
Solicitar contato para visita ou orçamento.