CONCEITOS DE MARKETING E A PRÁTICA COMERCIAL

Se você é responsável de alguma forma por gerenciar a prática de vendas de uma empresa sabe melhor do que ninguém como não se pode perder tempo.
Uma reunião mais longa pode significar perder o prazo para entregar uma proposta ou deixar de atender um cliente. Você também sabe que são cobrados resultados -- não interessa se teve alagamento na cidade ou se o comprador entrou em férias, o que importa é o pedido fechado.

 

MATANDO UM LEÃO POR DIA
Matar um leão por dia é uma expressão comum de se ouvir de quem trabalha com vendas. Mas para matar um leão precisa-se das armas certas, não adianta ir com um estilingue. Tampouco adianta aumentar o número de caçadores com estilingue. É melhor você ter uma arma de fogo, bem potente.

 

O MARKETING PRECISA TORNAR SUA VIDA MAIS FÁCIL
Se está cada vez mais difícil fechar uma venda, o marketing precisa planejar uma ação para te ajudar. Mais do que organizar feiras e atualizar o site da empresa, um profissional de marketing tem como função tornar a venda mais fácil com uma comunicação melhor. Este artigo trata justamente deste assunto, de como 02 conceitos básicos de marketing facilitam a vida da equipe de vendas.

 

1º CONCEITO -- PERCEPÇÃO DE MARCA:
Como seus clientes percebem a qualidade de sua marca? Sua comunicação -- website, logotipo, catálogos, vídeo institucional, sua equipe de vendas, etc -- transmite a percepção de uma empresa de qualidade?

Não basta seu produto ter qualidade, o mundo inteiro precisa saber disto.
Invista como os grandes anunciantes, faça com que cada centavo colocado em comunicação seja feito com os melhores do mercado. Vai criar um logotipo? Procure o melhor designer. Vai criar um vídeo? Procure a melhor produtora de vídeo empresarial. Vai fazer um website? Procure a melhor agência.

Quando você tem os melhores profissionais trabalhando na comunicação de sua empresa a sua comunicação acaba sendo a melhor. E com a melhor comunicação a sua empresa, portanto, é vista como melhor e com mais qualidade do que seus concorrentes -- é o caminho do sucesso.

Para uma empresa fechar um novo negócio com uma boa margem de lucro ela precisa ter uma boa percepção da marca. Sem uma boa percepção da marca ela vai cair em uma guerra de preços que vai acabar com todo seu lucro. E se fechar negócio vai ser apenas pelo motivo dela ter ofertado o menor preço.

Já uma marca que transmite autoridade, que demonstre em sua comunicação todo seu know-how e que convença o comprador de que ela é a melhor opção para resolver um determinado problema ela vai fechar negócio. E muitas vezes seu preço nem é o mais barato, mas é a marca que passa mais segurança para o comprador.

 

Exemplo de vídeo institucional criado com pessoal e equipamentos de publicidade:

 

2º CONCEITO -- ENTENDA SEU FUNIL DE VENDAS:
Um funil de vendas é uma representação das várias etapas que seu cliente passa antes de efetuar a venda: conhecer sua marca / conhecer seu produto / levar em consideração na decisão / efetivação do fornecimento / voltar a comprar, fidelização.

 

Juliana Laporta é especialista em planejamento de grandes marcas:

Para cada etapa do funil de vendas há uma estratégia diferente. Se seu maior desafio comercial é que os clientes não conhecem sua marca, você está no topo do funil de vendas. Se seus clientes conhecem sua marca e produto, mas confundem sua aplicação com produtos de menor valor -- como acontece com alguns fabricantes brasileiros que competem com importados chineses -- você está mais abaixo do funil de vendas.

Cabe a seu departamento de marketing identificar estas questões e fazer sugestões de como resolvê-los. Ou então procurar uma consultoria de marketing que possa dar o caminho das pedras, como iniciar de ações de email marketing ou então criar vídeos de conteúdo. Vídeos institucionais e vídeos de conteúdo são uma excelente forma de resolver problemas no topo do funil de vendas.

 

A Qually Grama criou um vídeo de conteúdo para apresentar sua marca à compradores de grama:

 

Aliás, entender que o marketing digital é uma ferramenta de decisão estratégica é fundamental. Hoje em dia todas profissões consultam a internet antes de tomar decisões de compram, desde a contratação de um escritório de advocacia até a compra de um compressor a parafuso industrial, desde uma ação de vacinação empresarial até empresas de engenharia especializadas no combate à incêndio.

E dentro destas pesquisas, como está sua empresa? Como estão os vídeos de sua empresa? Além de um vídeo institucional, você tem vídeos de conteúdo? Vídeos tutoriais?
Lembre-se: conte sempre com os melhores. A qualidade de sua comunicação é a qualidade que seu clientes vai formar de sua empresa.

 
____________________________________________________________________________
CINEMÁTIKA – (11) 4226.4797

O que você precisa?
Saber o passo a passo na criação de um vídeo empresarial.
Conhecer os trabalhos da Cinemátika.
Solicitar contato para visita ou orçamento.