Um case de consultoria de marketing que gosto de comentar é sobre o projeto desenvolvido para a MECSUL Compressores.
SOBRE A EMPRESA ANTES DA IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING:
A MECSUL Compressores – que na época utilizava a razão social Mec Sul Tecnologia em Ar Comprimido como nome fantasia – é uma empresa que desde 1996 presta serviços de alta qualidade para indústrias na região da grande São Paulo na manutenção em compressores de ar.
A empresa, embora com excelente equipe e infra-estrutra invejável, enfrentava uma concorrência feroz de outros prestadores de serviços, brigando por preços e espremendo sua margem de operação. Havia uma dificuldade da equipe de vendas de conseguir transmitir os diferenciais da empresa. Aliás, a própria empresa precisava de ferramentas de foco, abordando clientes com o perfil de seus serviços e deixando clientes nas quais, por razões de posicionamento, mostrou-se ser mais interessante não abordá-los ou mesmo deixá-los aos concorrentes (sim, por mais incrível que pareça, muitos clientes dão mais retorno se estão com nossos concorrentes!).
A consultoria de marketing se iniciou em março de 2009 e se estendeu até janeiro de 2010, depois vindo um período de manutenção das ações implantadas.
COMO ESTÁ A OPERAÇÃO DA MECSUL COMPRESSORES HOJE:
- Aumento de cerca de 20% no faturamento mensal da empresa;
- Diminuição da concorrência por preços, passando a empresa a explorar melhor seus diferenciais de serviços de alto valor agregado;
- Possibilidade previsão de cenários futuros, pela rastreabilidade das atividades de clientes e fornecedores;
- Planejamento estratégico com definição de metas a curto, médio e longo prazo, além da mensurabilidade mensal dos índices indicadores de performance (KPI`s);
- Preparação da empresa para exploração de novos segmentos e mercados, ampliando o panorama e criando ótimas perspectivas a longo prazo;
O que você deseja?
Ver o currículo de Erick Monstavicius.