RECURSOS UTILIZADOS EM VÍDEOS EMPRESARIAIS

A solução mais simples de produção de vídeo empresarial é aquela apenas com locução em off e imagens de sua empresa. É uma solução relativamente rápida e barata de ser implementada.

Mas a grande questão deve ser qual o retorno que sua empresa busca neste investimento. Se seu objetivo é o vídeo seja um facilitador nos negócios, eu recomendo utilizar alguns recursos narrativos adicionais.

 

UM POUQUINHO DE TEORIA AUDIOVISUAL:

Você gosta de cinema, não? Pois a mesma teoria aplicada na criação filmes como Indiana Jones, de Steven Spielberg também vale para produções empresariais.

O ritmo deste filme é alterado diversas vezes, não? Inicia com uma sequência eletrizante na Amazônia, com a histórica cena da pedra rolando, certo? Adrenalina a mil. Depois entra uma parte calma, com a apresentação de uma aula do Indiana Jones. Depois com alguma adrenalina na cena do nazista tentando roubar o medalhão. Volta a ficar mais calma quando o par romântico se reencontra. E assim vai, alternando-se propositadamente o ritmo do filme, ora eletrizante, ora nem tanto.

Isto é chamado de linha de tensão. Se um filme mantém sempre o mesmo ritmo, ninguém consegue assistir. Ele ficaria incrivelmente cansativo.

No trailer de Indiana Jones é possível se notar as diferenças de ritmo do filme. Isto é proposital e tem por objetivo manter a atenção do espectador. Embora este filme tenha objetivos completamente distintos e recursos infinitamente mais custosos, a mesma teoria deve ser aplicada a uma produção de vídeo empresarial.

Um vídeo empresarial também deve ter alterações na sua linha narrativa.
Se não, corre-se o risco de produzir um filme cansativo, com apenas imagens da empresa e uma interminável locução em off.

Para se alterar a linha narrativa do vídeo de sua empresa, são necessários recursos adicionais aos normalmente utilizados em produções mais simples.

 

RECURSOS NARRATIVOS UTILIZADOS EM FILMES EMPRESARIAIS:

 

1) Movimento de Câmera com Estabilizadores Digitais ou Mecânicos:
A movimentação de câmera sempre foi um desafio em vídeos institucionais ou empresariais. Com o aumento na opções de estabilizadores existem diversas opções, para os mais variados budgets, desde um Ronin idêntico ao usado em cinema e publicidade, passando por estabilizadores de mini-câmera até os estabilizadores mecênicos:

 

2) Entrevistas no Formato Cinema Documentário:
Aqui a preocupação estética é tão importante quanto o conteúdo. Não trata-se apenas de colocar o microfone na frente de uma pessoa, mas sim obter imagens tão bem produzidas quanto no resto do filme, com recursos cinematográficos elaborados e um conteúdo que esteja em sinergia com o contexto do roteiro.

 

3) Atores e Apresentadores:
Atores e apresentadores tem muita utilidade na quebra da linha narrativa, ajudando a aumentar o impacto sobre pontos específicos de um filme. É uma estratégia criativa que funciona muito bem tanto em filmes com objetivos comerciais como filmes internos.

 

4) Elementos Ficcionais:
Roteiros ousados, com ambientes cenográficos, com direção de arte e estudo de cinematografia digital promovem como resultado filmes de alto grau de eficiência. Todo retorno no investimento é obtido por meio de uma comunicação altamente diferenciada no mercado.

 

5) Computação Gráfica:
Com a animação avançada de elementos como ícones, silhuetas, textos, ilustrações e outras artes pode-se tangenciar idéias abstratas. Isto é particularmente importante na criação de vídeos para empresas prestadoras de serviços, por exemplo.

 

 

UMA PRODUÇÃO PARA SUA EMPRESA PODE UTILIZAR INÚMEROS RECURSOS PARA CRIAR UMA FERRAMENTA DIFERENCIADA.
Estes recursos estão diretamente ligados a fatores como nível de investimento, retorno e vida útil deste filme.

No canal do YouTube da Cinemátika você pode conhecer dezenas de trabalhos, com a utilização dos mais distintos recursos narrativos, com inúmeros orçamentos, além de dicas sobre vídeos emppresariais.

 
____________________________________________________________________________

CINEMÁTIKA – (11) 4226.4797

O que você precisa?

Saber mais sobre vídeos institucionais e vídeos empresariais.

Conhecer os trabalhos da Cinemátika.

Solicitar contato para visita ou orçamento.