BRIEFING PARA PRODUÇÃO DE VÍDEO

Começando do início:

O QUE É BRIEFING?
Briefing é como os profissionais de marketing e publicidade chamam as informações obtidas em um cliente para uma ação ou desenvolvimento de um trabalho. São questões que orientaram e alinham o planejamento e a criação para que o contratante tenha suas expectativas alcançadas.

O QUE DEVE TER UM BRIEFING PARA UMA PRODUÇÃO DE VÍDEO?
Uma produtora de vídeo precisa de algumas informações específicas para o desenvolvimento de seu trabalho. Porém, antes, precisamos entender qual o tipo de briefing de vídeo estamos falando: estratégico ou operacional?

 

 

BRIEFING PARA VÍDEOS ESTRATÉGICOS:
É o briefing que toda produtora de vídeo criativa gosta de receber: são passados os objetivos da empresa e são solicitados ações em vídeo que resolvam estas questões, exigindo da produtora de vídeo um amplo conhecimento e experiência em marketing digital (conceito de inbound marketing, branded content, etc). Neste tipo de briefing são passados objetivos como:
-- Aumentar a participação de mercado de determinada linha de produtos;
-- Diminuir custos com treinamento e suporte ao cliente;
-- Melhorar ou tornar a imagem da empresa conhecida;
-- Diminuir a rotatividade dos funcionários;
-- Outras demandas estratégicas.

BRIEFING PARA VÍDEOS OPERACIONAIS:
Neste caso a empresa contratante já dimensionou os recursos de produção e já definiu com exatidão o material final. O risco neste tipo de briefing é dele ser feito por profissionais que não tem conhecimento em marketing digital ou em produção de vídeo. A empresa contratante pode perder uma oportunidade de ter resultados muito melhores -- vídeos empresariais tradicionais não costumam dar bons resultados no mundo da internet de hoje em dia.
Neste tipo de briefing normalmente são passadas informações como:
-- Número de diárias de gravação;
-- Locução (masculina ou feminina);
-- Equipamentos específicos (drone, tipo de câmera, etc).

 

EXEMPLO DE BRIEFING ESTRATÉGICO:
As questões abaixo são o pontapé inicial de uma boa solução estratégica em vídeo. O briefing é o planejamento da comunicação, é como agências de publicidade e profissionais de comunicação se orientam na criação. Assim como um engenheiro não faz uma boa obra sem um bom projeto, uma vídeo produtora não pode preparar um bom roteiro e um bom vídeo sem o briefing adequado.

  1. FATO PRINCIPAL: Descreva o contexto em que este investimento está sendo feito.
  2. PROBLEMA QUE O VÍDEO DEVE RESOLVER: Qual é a situação ou desafio encontrados que levou a empresa a investir em um vídeo?
  3. OBJETIVO DO VÍDEO: O que se espera deste vídeo? Como ele se encaixa no contexto empresarial? Que resultados são esperados?

Sobre a estratégia criativa a ser criada:

  1. DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO: Quem irá assistir a este vídeo? Tente segmentar esta descrição por dados como profissão, cargo nas empresas, nível de escolaridade, etc;
  2. CONCORRÊNCIA DIRETA: Quais são seus concorrentes do dia a dia?
  3. CONCORRÊNCIA INDIRETA: Que outras opções, além de seu segmento, seu cliente pode ter? Por exemplo, os fabricantes de veículos sofrem concorrência indireta das empresas de transporte público. São empresas que estão em segmentos bem distintos, mas que no final o consumidor pode deixar de comprar um carro caso tenha uma estação de metrô próximo de sua casa;
  4. PROMESSA: O que torna sua empresa única em seu segmento? Qual seu grande diferencial?
  5. POSICIONAMENTO: Como sua empresa gostaria de ser lembrada pelos consumidores?
  6. REFERÊNCIAS: Existe algum outro vídeo que você considera como referência para este trabalho? Algum vídeo do concorrente, da matriz, ou mesmo de comerciais de televisão?

E para terminar, um pouco das obrigatoriedades e limitações do vídeo:

  1. OBRIGATORIEDADES: Há algum tópico que deva ser obrigatoriamente incluído no vídeo? Talvez um novo serviço, um novo produto, uma parceria internacional, etc;
  2. LIMITAÇÕES: Há alguma limitação, como tempo do vídeo -- 1 min, 3 min. Ou limitação de verba, qual o budget que se deseja investir?

Este é o roteiro de briefing que tem orientando os clientes da Cinemátika nos últimos anos, mas o  mais importante é não deixar de fazer o briefing, não importa qual modelo de briefing será seguido.

 

DICAS PARA UM BOM BRIEFING DE VÍDEO:
-- Seja objetivo e especifico nas descrições;
-- Um ponto muito importante é o público-alvo. Procure definir o perfil de quem deseja atingir;
-- Outro ponto importante é com relação as referências. Pesquise linguagens e narrativas que agradem a empresa, neste ponto vale pesquisar soluções adotadas por empresas em outros países;

 

O que você deseja?

Saber mais sobre vídeos institucionais e vídeos para empresas.

Conhecer os trabalhos da Cinemátika.

Solicitar contato para visita ou orçamento.