BRIEFING PARA PRODUÇÃO DE VÍDEO

As questões abaixo são o pontapé inicial de todo bom vídeo. O briefing é o planejamento da comunicação, é como agências de publicidade e profissionais de comunicação se orientam na criação. Assim como um engenheiro não faz uma boa obra sem um bom projeto, uma vídeo produtora não pode preparar um bom roteiro e um bom vídeo sem o briefing adequado.

Planeje! Investir tempo no briefing de sua produção de vídeo é o primeiro passo para bons resultados.
Planeje! Investir tempo no briefing de sua produção de vídeo é o primeiro passo para bons resultados.
  1. FATO PRINCIPAL: Descreva a missão da empresa, seu histórico, seus serviços e seus produtos.
  2. PROBLEMA QUE O VÍDEO DEVE RESOLVER: Qual é a situação encontrada que levou a empresa a investir em um vídeo?
  3. OBJETIVO DO VÍDEO: O que se espera deste vídeo? Como ele se encaixa no contexto empresarial? Que resultados são esperados?

Sobre a estratégia criativa a ser criada:

  1. DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO: Quem irá assistir a este vídeo? Tente segmentar esta descrição por dados como profissão, cargo nas empresas, nível de escolaridade, etc;
  2. CONCORRÊNCIA DIRETA: Quais são seus concorrentes do dia a dia?
  3. CONCORRÊNCIA INDIRETA: Que outras opções, além de seu segmento, seu cliente pode ter? Por exemplo, os fabricantes de veículos sofrem concorrência indireta das empresas de transporte público. São empresas que estão em segmentos bem distintos, mas que no final o consumidor pode deixar de comprar um carro caso tenha uma estação de metrô próximo de sua casa;
  4. PROMESSA: O que torna sua empresa única em seu segmento? Qual seu grande diferencial?
  5. POSICIONAMENTO: Como sua empresa gostaria de ser lembrada pelos consumidores?
  6. REFERÊNCIAS: Existe algum outro vídeo que você considera como referência para este trabalho? Algum vídeo do concorrente, da matriz, ou mesmo de comerciais de televisão?

E para terminar, um pouco das obrigatoriedades e limitações do vídeo:

  1. OBRIGATORIEDADES: Há algum tópico que deva ser obrigatoriamente incluído no vídeo? Talvez um novo serviço, um novo produto, uma parceria internacional, etc;
  2. LIMITAÇÕES: Há alguma limitação, como tempo do vídeo -- 1 min, 3 min. Ou limitação de verba, qual o budget que se deseja investir?

Este é o roteiro de briefing que tem orientando os clientes da Cinemátika nos últimos anos, mas o  mais importante é não deixar de fazer o briefing, não importa qual modelo de briefing será seguido.

O que você deseja?

Saber mais sobre vídeos institucionais e vídeos para empresas.

Conhecer os trabalhos da Cinemátika.

Solicitar contato para visita ou orçamento.