TÉCNICAS AVANÇADAS DE EDIÇÃO – TRACKING E ROTOSCOPIA

Acompanhe todo o artigo, no final há exemplos em vídeos que deixam bem claro o assunto tratado aqui.

QUAL O SEGREDO PARA UMA EMPRESA VENDER MAIS E MELHOR?

Quando uma empresa investe em comunicação ela está investindo na sua marca. Quando uma ação de marketing faz um cliente imaginar determinada marca como a escolha adequada para sua necessidade significa que a marca está ganhando “share-of-mind” e portanto cada centavo irá retornar em negociações mais lucrativas -- fugindo da guerra de preços.

Afinal, uma marca que não é bem vista pelos compradores dificilmente irá vender. E se vender será pelo menor preço, o que pode comprometer a operação a longo prazo.

Portanto, para fechar uma boa negociação uma empresa precisa se comunicar bem, e para se comunicar bem toda empresa precisa fazer os investimentos adequados. Quando o assunto for produção de vídeos empresariais é muito importante que as empresas utilizem recursos similares aos usados em cinema e publicidade, como câmeras, estabilizadores digitais, atores e computação gráfica. Este artigo trata de duas técnicas avançadas utilizadas em cinema e publicidade e que podem ser mais explorados por diversas produtoras de vídeo: o tracking e a rotoscopia.

 

1º TÉCNICA: TRACKING

O tracking é uma técnica de edição que consiste, entre outra coisas, em inserir elementos em que parecem interagir com o ambiente. Curiosamente a tecnologia surgiu no meio militar, no anos 80, como um sistema de defesa em que as máquinas pudessem acompanhar alvos automaticamente. Já no início dos anos 90 Hollywood começou a usar os algorítimos para suas produções cinematográficas (fonte: https://www.fxguide.com/featured/art_of_tracking_part_1_history_of_tracking/).

Eu particularmente gosto bastante do uso radical do tracking que foi feito no filme “Stranger Than Fiction” em 2006. A obra, dirigida por Marc Foster e com Will Ferrell, Emma Tompson e Dustin Hoffman no elenco, sem dúvida foi uma grande influência para o mercado publicitário e cinematográfico que veio a seguir.

Os elementos a serem “trackeados” podem ser textos, ícones, silhuetas, fotos, logotipos ou qualquer outro elemento gráfico. É muito útil em vídeo empresariais para que se passem informações textuais que aumentam a assimilação da informação pelo espectador, mas também é muito útil para utilização de elementos em HUD no After Effects.

 

2º TÉCNICA: ROTOSCOPIA:

É uma técnica que consiste em manipular o filme quadro a quadro, conseguindo uma mudança bem radical do ambiente.

A rotoscopia é uma técnica bem antiga, utilizada há quase um século pelo cinema. Muitas animações foram concebidas usando esta técnica. Um dos exemplos mais famosos de rotoscopia é a animação do sabre de luz utilizado em Star Wars, de George Lucas.

A rotoscopia normalmente precisa ser usada junto do tracking, potencializando mais ainda o efeito, e isto vale também para o caso de vídeos empresariais. É uma técnica que exige muito tempo e experiência do operador, mas que proporciona um resultado excelente.

 

 
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