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RECURSOS UTILIZADOS EM VÍDEOS EMPRESARIAIS

27 de fevereiro de 2012

A solução mais simples de produção de vídeo empresarial é aquela apenas com locução em off e imagens de sua empresa. É uma solução relativamente rápida e barata de ser implementada.

Mas a grande questão deve ser qual o retorno que sua empresa busca neste investimento. Se seu objetivo é o vídeo seja um facilitador nos negócios, eu recomendo utilizar alguns recursos narrativos adicionais.

 

UM POUQUINHO DE TEORIA AUDIOVISUAL:

Você gosta de cinema, não? Pois a mesma teoria aplicada na criação filmes como Indiana Jones, de Steven Spielberg também vale para produções empresariais.

O ritmo deste filme é alterado diversas vezes, não? Inicia com uma sequência eletrizante na Amazônia, com a histórica cena da pedra rolando, certo? Adrenalina a mil. Depois entra uma parte calma, com a apresentação de uma aula do Indiana Jones. Depois com alguma adrenalina na cena do nazista tentando roubar o medalhão. Volta a ficar mais calma quando o par romântico se reencontra. E assim vai, alternando-se propositadamente o ritmo do filme, ora eletrizante, ora nem tanto.

Isto é chamado de linha de tensão. Se um filme mantém sempre o mesmo ritmo, ninguém consegue assistir. Ele ficaria incrivelmente cansativo.

No trailer de Indiana Jones é possível se notar as diferenças de ritmo do filme. Isto é proposital e tem por objetivo manter a atenção do espectador. Embora este filme tenha objetivos completamente distintos e recursos infinitamente mais custosos, a mesma teoria deve ser aplicada a uma produção de vídeo empresarial.

Um vídeo empresarial também deve ter alterações na sua linha narrativa.
Se não, corre-se o risco de produzir um filme cansativo, com apenas imagens da empresa e uma interminável locução em off.

Para se alterar a linha narrativa do vídeo de sua empresa, são necessários recursos adicionais aos normalmente utilizados em produções mais simples.

 

RECURSOS NARRATIVOS UTILIZADOS EM FILMES EMPRESARIAIS:

 

1) Movimento de Câmera com Estabilizadores:

A movimentação de câmera sempre foi um desafio em vídeos institucionais ou empresariais. Com o aumento na opções de estabilizadores existem diversas opções, para os mais variados budgets, desde um Ronin idêntico ao usado em cinema e publicidade, passando por estabilizadores de mini-câmera até os estabilizadores mecênicos:

2) Vídeos Institucionais no Formato de Documentários:

Aqui a preocupação estética é tão importante quanto o conteúdo. Não trata-se apenas de colocar o microfone na frente de uma pessoa, mas sim obter imagens tão bem produzidas quanto no resto do filme, com recursos cinematográficos elaborados e um conteúdo que esteja em sinergia com o contexto do roteiro.

 

3) Atores e Apresentadores:

Atores e apresentadores tem muita utilidade na quebra da linha narrativa, ajudando a aumentar o impacto sobre pontos específicos de um filme. É uma estratégia criativa que funciona muito bem tanto em filmes com objetivos comerciais como filmes internos.

 

4) Elementos Ficcionais:

Roteiros ousados, com ambientes cenográficos, com direção de arte e estudo de cinematografia digital promovem como resultado filmes de alto grau de eficiência. Todo retorno no investimento é obtido por meio de uma comunicação altamente diferenciada no mercado.

 

5) Computação Gráfica:

Com a animação avançada de elementos como ícones, silhuetas, textos, ilustrações e outras artes pode-se tangenciar idéias abstratas. Isto é particularmente importante na criação de vídeos para empresas prestadoras de serviços, por exemplo.

 

UM VÍDEO COM MAIS RECURSOS TEM MAIS TEMPO DE VIDA ÚTIL:

Estes recursos estão diretamente ligados a fatores como nível de investimento, retorno e vida útil deste filme.

Em nosso portfólio você pode conhecer dezenas de trabalhos, com a utilização dos mais distintos recursos narrativos, com inúmeros orçamentos, além de dicas sobre vídeos empresariais.

Deixe seu vídeo na mão de especialistas!

Com a Cinemátika as estratégias de marketing andam de mãos dadas com uma produção de vídeo dinâmica e de alta qualidade. Afinal, o que sua empresa busca são resultados, não é mesmo? Então entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto e seus objetivos.

Ainda tem dúvidas?

Não se preocupe, você não está sozinho. É muito comum muitos profissionais terem dúvidas na contratação de serviços de produção de vídeo. Abaixo seguem alguns conteúdos que vão te ajudar.

Quanto custa um vídeo empresarial?

Vou responder essa questão, passando valores reais de mercado. Mas antes preciso dizer que existem muitos fatores que fazem com que essa resposta não seja tão simples quanto se pensa.

Seria o mesmo se eu perguntasse para você:
- Quanto custa um carro?
- Depende do carro. Uma Mercedez de luxo custa mais do que um Fiat Moby.

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Como fazer um vídeo institucional?

Um vídeo institucional faz parte do mix de comunicação institucional de uma empresa. Isso é particularmente importante no B2B.

Nesse artigo você encontra detalhes das três etapas de uma produção audiovisual: planejamento, produção e pós-produção.

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Quais vídeos vendem mais?

Uma coisa que poucos gestores se dão conta: se você realmente deseja aumentar as vendas você precisa ir além de um vídeo institucional.

Existem vídeos específicos para vendas, como vídeos de produtos e serviços, estudos de caso e até vídeos de treinamento, que podem melhorar os índices de fidelização de seus clientes e assim reforçar as vendas.

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03 Dicas para seu vídeo de integração

Muitos profissionais de segurança do trabalho e recursos humanos muitas vezes ficam com a responsabilidade de contratar produtoras de vídeo para seus vídeos de integração.

Se esse é o seu caso, aqui estão 03 dicas fundamentais que vão te ajudar bastante.

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Vídeos empresariais ou feiras de negócios?

As feiras de negócios são importantes ferramentas para as empresas se comunicarem. Elas concentram os formadores de opinião de todo um determinado segmento.

Porém, você já fez uma conta para saber quanto foi o custo por visitante em uma determinada feira?

E se eu te provar que, com valores muito inferiores aos investidos em feiras, sua empresa consegue atingir do mesmo modo os mesmos formadores de opinião do seu segmento?

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