Banner da Página Post

05 ERROS COMUNS NA PRODUÇÃO DE VÍDEO EMPRESARIAL

23 de março de 2010

Conteúdo do artigo: evitando os erros mais comuns na produção de vídeo empresarial.

Cada vez mais empresas vem produzindo vídeos empresariais, tanto para negociações entre empresas como para relacionamento com o consumidor final. É crescente a disponibilidade de vídeos de vendas, de treinamento, institucionais e outras produções que visam estreitar relações com seus públicos – interno ou externo.

Mas então por que muitos filmes empresariais acabam não trazendo o retorno que se espera deles? É justamente para orientar os mais diversos profissionais de marketing e comunicação que abaixo estão comentados os 5 erros comuns que sua empresa deve evitar quando for contratar uma produtora de vídeo.

 

ERRO 1: NÃO REALIZAR UM PLANEJAMENTO ADEQUADO

As agências de propaganda e profissionais do meio chamam este planejamento de “briefing”. Um briefing é um documento onde estão sintetizadas as metas, diretrizes e idéias da sua empresa para um determinado investimento em comunicação.

Um briefing é o pontapé inicial de tudo, é onde as metas começam a se definirem como ações. Uma analogia pode ser feita com engenharia: assim como um engenheiro precisa um projeto detalhado para contruir um prédio, uma vídeo produtora vai precisar de um briefing adequado para criar um bom roteiro e um bom vídeo.

É muito melhor usar um tempo para ter um planejamento – ou briefing – aprovado pela diretoria de sua empresa do que depois ter que pressionar a produtora fazer algo que não foi explicitamente solicitado e que a produtora não teria obrigação de saber.

 

ERRO 2: FECHAR PELO MENOR PREÇO:

Empresas que sempre fecham pelo menor preço nunca desenvolvem um vídeo que lhes dá um retorno efetivo. São apenas soluções operacionais e que muitas vezes acabam sendo deixadas de lado pela ineficiência que representam. Ou seja, é dinheiro jogado no lixo.

Sempre haverá alguém que irá fazer mais barato, tenho certeza. A proposta é de R$ 20 mil? Procure que achará alguém por R$15 mil. A proposta é de R$10 mil? Procure que achará alguém por R$8.000. Se você procurar com mais afinco talvez encontre estudantes ou iniciantes no mercado que farão o trabalho de graça, apenas para terem algo no portfolio deles.

 

ERRO 3: SER GENÉRICO DEMAIS

Talvez você tenha recebido uma orientação de sua diretoria para desenvolver um vídeo que mostre a qualidade dos produtos de sua empresa, a tradição de sua marca, que esteja disponível no site, que treine funcionários novos, que mostre que tem presença nacional e que ajude os vendedores a fechar pedidos. Isto sem esquecer da sua história, de sua localização privilegiada, os atestados de qualidade ISO 9000 e ISO 14000 e outros inúmeros detalhes que sem dúvida são importantes para a empresa mas que podem se transformar em uma avalanche de informações em um vídeo.

Neste caso estamos diante um típico vídeo sem nenhuma segmentação, um vídeo genérico, sem foco em seu público alvo. Isto normalmente ocorre quando a diretoria fica insegura que assuntos importantes – que embora tão diversos – sejam deixados de fora.

Quanto mais específico seu vídeo para seu público alvo, mais eficiente será seu investimento. Um vídeo de sucesso precisa ter um foco bem definido, como por exemplo:

  • Novos clientes em Salvador, pela abertura de uma filial no mês que vem;
  • Vantagens de um determinado produto que a empresa pretende potencializar as vendas;
  • Treinamento para evitar retrabalhos e custos com manutenção;
  • Vídeo para uma feira específica, orientado a um perfil de cliente;

Tem outros assuntos que sua empresa gostaria de falar?
Faça 2 vídeos. Não estrague um bom vídeo para “aproveitar o momento”. Converse com sua produtora sobre seus planos que ela provavelmente vai lhe dar uma condição comercial vantajosa.

 

ERRO 4: DAR POUCA LIBERDADE NA CRIAÇÃO DO ROTEIRO

A condição básica para se criar um filme diferente, com criatividade, que seja muito eficiente na transmissão da mensagem, vem da liberdade que o cliente dá para a produtora de vídeo.

Boas produtoras gostam de desafios, gostam de sair do lugar comum. E é neste momento que os bons vídeos acontecem.

Afinal, o que dá mais resultado?
Um vídeo criativo, inovador, atraente e inspirador? Que transmite informações novas, que as pessoas comentam com seus colegas de trabalho e espalham pela internet?

Ou um vídeo com a mesma cara de “vídeo institucional”, sem nada de novo? Com pessoas mexendo no computador e homens de macacão azul na linha de produção, como sempre?

Gosto de contar sobre um vídeo de vendas que desenvolvi para um importador de material fotográfico. O cliente me chamou dizendo que queria um vídeo institucional para mostrar sua estrutura no Brasil. Sugeri uma solução completamente diferente, que trouxe uma comunicação muito mais eficiente e resultados comerciais excelentes.

O resultado pode ser surpreendentemente bom quando se tem liberdade na criação do roteiro.

 

ERRO 5: TRATAR MARKETING DIGITAL E VÍDEO EMPRESARIAL COMO QUESTÕES SEPARADAS

Um vídeo, com uma boa estratégia de marketing digital, tem total condições de trazer muito retorno para as empresas. Com investimentos muito menores do que participações em feiras de negócios, toda empresa consegue valorizar sua marca e diminuir custos. Para isto conte com produtoras de vídeo com experiência em ações de marketing digital – as boas produtoras oferecem este suporte.

 

No canal do YouTube da Cinemátika você pode conhecer dezenas de trabalhos, com a utilização dos mais distintos recursos narrativos, com inúmeros orçamentos, além de dicas sobre vídeos empresariais.

 

————————————————————————————————————-

CINEMÁTIKA – (11) 4226.4797

O que você precisa?

Saber mais sobre vídeos institucionais e vídeos empresariais.

Conhecer os trabalhos da Cinemátika.

Solicitar contato para visita ou orçamento.

Deixe seu vídeo na mão de especialistas!

Com a Cinemátika as estratégias de marketing andam de mãos dadas com uma produção de vídeo dinâmica e de alta qualidade. Afinal, o que sua empresa busca são resultados, não é mesmo? Então entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto e seus objetivos.

Ainda tem dúvidas?

Não se preocupe, você não está sozinho. É muito comum muitos profissionais terem dúvidas na contratação de serviços de produção de vídeo. Abaixo seguem alguns conteúdos que vão te ajudar.

Quanto custa um vídeo empresarial?

Vou responder essa questão, passando valores reais de mercado. Mas antes preciso dizer que existem muitos fatores que fazem com que essa resposta não seja tão simples quanto se pensa.

Seria o mesmo se eu perguntasse para você:
- Quanto custa um carro?
- Depende do carro. Uma Mercedez de luxo custa mais do que um Fiat Moby.

Saiba mais

Como fazer um vídeo institucional?

Um vídeo institucional faz parte do mix de comunicação institucional de uma empresa. Isso é particularmente importante no B2B.

Nesse artigo você encontra detalhes das três etapas de uma produção audiovisual: planejamento, produção e pós-produção.

Saiba mais

Quais vídeos vendem mais?

Uma coisa que poucos gestores se dão conta: se você realmente deseja aumentar as vendas você precisa ir além de um vídeo institucional.

Existem vídeos específicos para vendas, como vídeos de produtos e serviços, estudos de caso e até vídeos de treinamento, que podem melhorar os índices de fidelização de seus clientes e assim reforçar as vendas.

Saiba mais

03 Dicas para seu vídeo de integração

Muitos profissionais de segurança do trabalho e recursos humanos muitas vezes ficam com a responsabilidade de contratar produtoras de vídeo para seus vídeos de integração.

Se esse é o seu caso, aqui estão 03 dicas fundamentais que vão te ajudar bastante.

Saiba mais

Vídeos empresariais ou feiras de negócios?

As feiras de negócios são importantes ferramentas para as empresas se comunicarem. Elas concentram os formadores de opinião de todo um determinado segmento.

Porém, você já fez uma conta para saber quanto foi o custo por visitante em uma determinada feira?

E se eu te provar que, com valores muito inferiores aos investidos em feiras, sua empresa consegue atingir do mesmo modo os mesmos formadores de opinião do seu segmento?

Saiba mais