Vou responder essa questão, passando valores reais de mercado. Mas antes preciso dizer que existem muitos fatores que fazem com que essa resposta não seja tão simples quanto se pensa.
Seria o mesmo se eu perguntasse para você:
- Quanto custa um carro?
- Depende do carro. Uma Mercedez de luxo custa mais do que um Fiat Moby.

A Arte no Audiovisual: Como Transformamos Desafios em Cinema Autoral
A Cinemátika Filmes é uma produtora de vídeo especializada em produção de vídeo para empresas, com centenas de títulos produzidos desde 2005. O principal diferencial da produtora é entregar resultados similares aos das grandes produções, gerenciando elementos complexos e avançados — como elenco, cenários, maquinária de movimento, lentes específicas, efeitos visuais e color grading — sem precisar, literalmente, de um “caminhão de dinheiro”.
Como a Cinemátika consegue esses resultados?
Bebemos de duas fontes principais: a publicidade, onde aprimoramos nosso senso estético, e o cinema, onde o desafio é encontrar soluções narrativas em produções de alto grau de complexidade. Este artigo foca justamente nessa segunda vertente: as produções da Cinemátika para as telonas, extrapolando linguagens convencionais e aplicando narrativas que nos desafiam a usar a criatividade para manter filmes coesos, bem estruturados e que atinjam os objetivos da obra.
Histórico da Cinemátika em produção cultural
Podemos considerar como o pontapé inicial na área cultural os dois curtas-metragens realizados para um cliente estratégico entre 2013 e 2014: a EMESP Tom Jobim. Por se tratar de uma escola de música onde se respira arte, tivemos a liberdade de explorar artisticamente as demandas de comunicação da instituição.
- Documentário EMESP Tom Jobim 2013 – 1º Prêmio Ernani de Almeida Machado:
Jogo Cego – o primeiro longa-metragem
Entretanto, embora esses curtas-metragens tenham valor cultural e uma estética própria de obras documentais artísticas, eles ainda atendiam à demanda de um cliente; eram trabalhos sob encomenda, distintos de uma obra puramente autoral.
Em 2016, a Cinemátika lançou seu primeiro projeto cultural de maior complexidade: o documentário JOGO CEGO. O filme acompanha quatro atletas paralímpicos em sua rotina de treinos, em busca de medalhas e índices olímpicos.
- Trailer Jogo Cego (2016):
O longa foi o resultado de um esforço iniciado em 2009 e que quase foi interrompido. Contudo, no início de 2013, o projeto foi aprovado no programa estadual ProAC-ICMS de São Paulo e obteve o patrocínio de três empresas: Oji Papéis Especiais, Ferracini Calçados e Exato Transportes Urgentes. O lançamento ocorreu às vésperas das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o que impulsionou a repercussão da obra. Com distribuição pela O2Play, o filme integrou o catálogo da Amazon Prime Video entre os anos de 2018 e 2024.
Série Doulas – temporadas 1 e 2
Entre as produções autorais, outra obra da Cinemátika Filmes que merece destaque é a série Doulas. Trata-se de uma série documental composta por duas temporadas já lançadas — com três episódios cada —, possuindo distribuição própria e disponibilizada no YouTube.
Esta obra documental aborda o universo do parto humanizado, debatendo as tendências modernas sob o crivo científico e denunciando casos de violência obstétrica.
- Trailers das temporadas 1 e 2:
As produções foram realizadas com recursos públicos: a primeira temporada via editais ProAC 2021 e a segunda pela Lei Paulo Gustavo em 2023, em São Caetano do Sul/SP. Estas temporadas representaram os maiores desafios de produção audiovisual já enfrentados pela Cinemátika:
- Mais de 40 diárias de gravação;
- Mais de 37 entrevistados;
- Gravações nos estados de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.
A série gerou excelente repercussão entre profissionais da área, acumulando mais de 10 mil visualizações desde o lançamento.
Lançamento em 2026 – Curta-metragem Conexão Parada LGBTQIAPN+
A Cinemátika Filmes inicia 2026 com um lançamento cultural em um segmento inédito para a produtora: o curta-metragem Conexão Parada LGBTQIAPN+, programado para o dia 31 de janeiro. O filme, coproduzido pela PH Produções, foi viabilizado com recursos da PNAB 2024 do município de Mauá/SP. A narrativa explora a relação de cinco personagens com a comunidade LGBTQIAPN+, abordando a relevância histórica e social dos eventos desse movimento.
- Canal YouTube: https://youtube.com/@ConexãoParada
- Trailer Conexão Parada LBGTQIAPN+:
A logística adquirida na Série Doulas foi fundamental para este trabalho, que envolveu a coordenação de equipes para captação de imagens no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia, além de São Paulo. Ao todo, quatro estados e sete cidades receberam nossas equipes, somando mais de 30 entrevistados. A versão final da obra contará com total acessibilidade: a versão em Libras foi produzida pela própria Cinemátika Filmes, enquanto a audiodescrição fica a cargo da Pharus Comunica.
Know-how em produções audiovisuais complexas:
Apresentar um novo trabalho na área cultural com este nível de complexidade e exigência é prova da evolução e do comprometimento da Cinemátika Filmes com a qualidade, a criatividade e a inovação. Todo o conhecimento adquirido na solução de questões relacionadas a esta produção, somado a cada escolha criativa para sustentar uma narrativa longa e atraente, e a cada conexão estabelecida entre os membros da equipe, contribui para um portfólio composto por produções cada vez mais desafiadoras.
Ficha técnica:
- Título: Conexão Parada LGBTQIAPN+
- Lançamento: 2026
- Direção: Paulo Henrique David e Erick Monstavicius
- Realização: Coprodução entre PH Produções e Cinemátika Filmes
- Duração: 18 minutos, curta-metragem
Tem um projeto audiovisual complexo em mãos? Entre em contato com a Cinemátika Filmes e vamos transformar seu desafio em resultado.
Deixe seu vídeo na mão de especialistas!
Com a Cinemátika as estratégias de marketing andam de mãos dadas com uma produção de vídeo dinâmica e de alta qualidade. Afinal, o que sua empresa busca são resultados, não é mesmo? Então entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto e seus objetivos.
Ainda tem dúvidas?
Não se preocupe, você não está sozinho. É muito comum muitos profissionais terem dúvidas na contratação de serviços de produção de vídeo. Abaixo seguem alguns conteúdos que vão te ajudar.
Quanto custa um vídeo empresarial?

Como fazer um vídeo institucional?
Um vídeo institucional faz parte do mix de comunicação institucional de uma empresa. Isso é particularmente importante no B2B.
Nesse artigo você encontra detalhes das três etapas de uma produção audiovisual: planejamento, produção e pós-produção.

Quais vídeos vendem mais?
Uma coisa que poucos gestores se dão conta: se você realmente deseja aumentar as vendas você precisa ir além de um vídeo institucional.
Existem vídeos específicos para vendas, como vídeos de produtos e serviços, estudos de caso e até vídeos de treinamento, que podem melhorar os índices de fidelização de seus clientes e assim reforçar as vendas.
03 Dicas para seu vídeo de integração
Muitos profissionais de segurança do trabalho e recursos humanos muitas vezes ficam com a responsabilidade de contratar produtoras de vídeo para seus vídeos de integração.
Se esse é o seu caso, aqui estão 03 dicas fundamentais que vão te ajudar bastante.
Vídeos empresariais ou feiras de negócios?
As feiras de negócios são importantes ferramentas para as empresas se comunicarem. Elas concentram os formadores de opinião de todo um determinado segmento.
Porém, você já fez uma conta para saber quanto foi o custo por visitante em uma determinada feira?
E se eu te provar que, com valores muito inferiores aos investidos em feiras, sua empresa consegue atingir do mesmo modo os mesmos formadores de opinião do seu segmento?
