Banner da Página Post

COMO AVALIAR O PORTFOLIO DE UMA PRODUTORA DE VÍDEO?

13 de abril de 2010

Conteúdo do artigo: Como avaliar o real potencial de uma produtora de vídeo baseado em seu portfolio.

Na hora da reunião, o portfólio da produtora de vídeo parece cinema: é dinâmico, envolvente, alegre e com muitos outros adjetivos. Mas até que ponto este trabalho está relacionado com o vídeo que a produtora irá desenvolver para sua empresa?

Existem alguns truques que muitas produtoras adotam para valorizar a apresentação de seu trabalho para um potencial cliente. Até aí, nada demais. Afinal, todos nós temos nosso material de vendas, nossos catálogos e nosso website onde está presente o diferencial de nosso trabalho, onde o cliente pode ver o que nos torna únicos no mercado e faz com que os clientes fechem pedidos conosco e não com nosso concorrente.

O problema é quando o que aparece no portfolio não representa exatamente o serviço que está sendo ofertado. É mais ou menos aquela sensação de quando vamos a um restaurante fast-food e vemos uma foto de um bife suculento e o prato que recebemos tem apenas uma lasquinha seca, sem cor e sem gosto. É decepcionante, não? Mas na vida profissional é mais que decepcionante, também podemos colocar nossa reputação em risco ao termos um vídeo “insosso” e “sem graça”.

Sem truques: veja o portofolio de videos empresariais da Cinemátika.

TRUQUES COMUNS USADOS EM REPERTÓRIOS DE VIDEO:

    1. USAR IMAGENS COMPRADAS: Começo pelo o que acredito ser a maior falha de qualquer portfolio. Uma produtora que usa imagens de arquivo de terceiros é como um restaurante que usa fotos dos pratos do vizinho em seu cardápio. Uma vez ví uma produtora local que tinha em seu portfolio imagens do Big Ben, da Estátua da Liberdade e de ruas de Tóquio. A impressão que ficou é que as suas produções eram tão maçantes que precisaram comprar imagens para ter alguma beleza. E o pior é que é verdade em boa parte dos casos. Pergunta: você contrataria um cirurgião plástico que lhe apresentasse fotos de trabalhos feitos por um “amigo de turma”?
    1. MUITA ARTE GRÁFICA: Vinhetas e mais vinhetas. Logotipos entrando, logotipos saindo, letterings, GCs animados e toda uma série de recursos que ficam muito bonitos em um portfolio, mas que podem indicar que a produtora em questão dá ênfase na finalização do vídeo. Pergunta: quem vai escrever o roteiro?
    1. CLIP RÁPIDO DE IMAGENS COM UMA MÚSICA ANIMADA: Portofilo de uma produtora de vídeo são recortes de trabalhos anteriores, e não um novo trabalho ou um único trabalho isolado. Portanto, se o vídeo que deu origem ao trabalho aparece tão modificado que nada sobra de sua estrutura inicial, o portfolio passa a não ser mais um recorte de um trabalho que foi feito, mas sim um terceiro trabalho. Perde-se o sentido de recorte, passa a ser um trabalho novo. Pergunta: será que o vídeo original não era tão bom assim e foi necessário refazer tudo de novo?

O QUE UM BOM PORTFOLIO DE PRODUÇÕES DE VÍDEO PRECISA TER?
Equilíbrio, fundamentalmente.

Um vídeo é trabalho que exige planejamento (roteiro), produção (fotografia em vídeo, movimentos de câmera, cenários, atores), e finalização (arte gráfica, montagem, direção geral). Um portfolio de uma boa vídeo produtora terá equilíbrio nestes 3 fatores.

ASPECTOS A SEREM VALORIZADOS NA AVALIAÇÃO DO PORTFOLIO:

      1. TRABALHOS FEITOS PARA CINEMA, TV E INTERNET: Uma produtora com flexibilidade de produção tem em seu portfolio comerciais publicitários, vídeos institucionais, treinamento em DVD, programas para televisão, vídeos para internet, vídeos para cinema e outros diferentes tipos de produções. Isto garante que a sua empresa não irá receber uma solução pronta, mas sim um estudo de como abordar sua necessidade de comunicação, muitas vezes sugerindo caminhos diferentes e inovadores;
      2. PRODUÇÕES COM RECURSOS COMPLEXOS COMO ATORES E CENÁRIOS: Quanto maior a experiência de uma equipe, maior o aproveitamento da sua verba em diferentes soluções. O portfolio da produtora em questão mostra atores? Mostra diferentes tipos de apresentadores, como jornalistas, modelos, apresentadores em chroma e outras soluções? Mostra cenários produzidos para um determinado filme? Quanto maior o know-how em aplicação destes recursos, melhor a equipe envolvida.
      3. ROTEIROS CRIATIVOS PARA EMPRESAS: Quem disse que vídeo para empresa é tudo igual? É mais que possível se utilizar de inúmeros recursos narrativos na criação de um roteiro. O vídeo chama a atenção pela inteligência? Pela sacada que faz você entender em um espaço curto de tempo todo o valor do produto ou serviço que ele mostra? Neste aspecto, equipes com experiência na criação de peças publicitárias em vídeo levam vantagem. Afinal, é um desafio e tanto vender algo em apenas 30 segundos. Isto deve ser bem valorizado por sua empresa se é solicitado criatividade na criação do vídeo;

E A GRANDE DICA DE OURO NA HORA DE AVALIAR UM PORTFOLIO…
É não fechar uma produção de vídeo sem antes ver outros trabalhos produzidos além do portfolio. Solicite ver alguma produção similar a que você necessita, veja-a na íntegra. Avalie se lhe atenderá em termos de qualidade e preço. Peça referências comerciais. Se for o caso, ligue para os clientes indicados pela produtora. Clientes bem atendidos não economizam adjetivos.

No canal do YouTube da Cinemátika você pode conhecer dezenas de trabalhos, com a utilização dos mais distintos recursos narrativos, com inúmeros orçamentos, além de dicas sobre vídeos empresariais.

___________________________________________________________

CINEMÁTIKA

Cel / WhatsApp: (11) 9.8288.0770

Email: contato@cinematika.com.br

O que você precisa?

Saber mais sobre vídeos institucionais e vídeos empresariais.

Conhecer os trabalhos da Cinemátika.

Solicitar contato para visita ou orçamento.

Deixe seu vídeo na mão de especialistas!

Com a Cinemátika as estratégias de marketing andam de mãos dadas com uma produção de vídeo dinâmica e de alta qualidade. Afinal, o que sua empresa busca são resultados, não é mesmo? Então entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto e seus objetivos.

Ainda tem dúvidas?

Não se preocupe, você não está sozinho. É muito comum muitos profissionais terem dúvidas na contratação de serviços de produção de vídeo. Abaixo seguem alguns conteúdos que vão te ajudar.

Quanto custa um vídeo empresarial?

Vou responder essa questão, passando valores reais de mercado. Mas antes preciso dizer que existem muitos fatores que fazem com que essa resposta não seja tão simples quanto se pensa.

Seria o mesmo se eu perguntasse para você:
- Quanto custa um carro?
- Depende do carro. Uma Mercedez de luxo custa mais do que um Fiat Moby.

Saiba mais

Como fazer um vídeo institucional?

Um vídeo institucional faz parte do mix de comunicação institucional de uma empresa. Isso é particularmente importante no B2B.

Nesse artigo você encontra detalhes das três etapas de uma produção audiovisual: planejamento, produção e pós-produção.

Saiba mais

Quais vídeos vendem mais?

Uma coisa que poucos gestores se dão conta: se você realmente deseja aumentar as vendas você precisa ir além de um vídeo institucional.

Existem vídeos específicos para vendas, como vídeos de produtos e serviços, estudos de caso e até vídeos de treinamento, que podem melhorar os índices de fidelização de seus clientes e assim reforçar as vendas.

Saiba mais

03 Dicas para seu vídeo de integração

Muitos profissionais de segurança do trabalho e recursos humanos muitas vezes ficam com a responsabilidade de contratar produtoras de vídeo para seus vídeos de integração.

Se esse é o seu caso, aqui estão 03 dicas fundamentais que vão te ajudar bastante.

Saiba mais

Vídeos empresariais ou feiras de negócios?

As feiras de negócios são importantes ferramentas para as empresas se comunicarem. Elas concentram os formadores de opinião de todo um determinado segmento.

Porém, você já fez uma conta para saber quanto foi o custo por visitante em uma determinada feira?

E se eu te provar que, com valores muito inferiores aos investidos em feiras, sua empresa consegue atingir do mesmo modo os mesmos formadores de opinião do seu segmento?

Saiba mais