Vou responder essa questão, passando valores reais de mercado. Mas antes preciso dizer que existem muitos fatores que fazem com que essa resposta não seja tão simples quanto se pensa.
Seria o mesmo se eu perguntasse para você:
- Quanto custa um carro?
- Depende do carro. Uma Mercedez de luxo custa mais do que um Fiat Moby.
PRODUÇÃO DE VÍDEO EMPRESARIAL E A LEI DE DIREITOS AUTORAIS
OS PROFISSIONAIS DE MARKETING CONHECEM A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE DIREITOS AUTORIAIS?
A resposta é não. Um “não” categórico.
Sejam empresas grandes ou pequenas, multinacionais ou brasileiras, o desconhecimento é geral. Raríssimos profissionais de marketing conhecem a lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais – LDA.
Por que um profissional de marketing deve conhecer o conteúdo da lei?
Simplesmente porque ele é a pessoa responsável pela contratação de serviços de criação que envolvem a questão. O desconhecimento da lei pode colocar a empresa em uma pendência jurídica e o emprego desta pessoa em uma situação delicada.
Legislação versus Relacionamento Comercial:
O dia a dia de uma produtora de vídeo é de criação de material diretamente ligado a questão e não é raro vermos atitudes que estão fora do escopo previsto em lei.
Na grande maioria destes casos as produtoras são bem flexíveis neste ponto, fazendo vistas grossas a irregularidades com o material de sua titularidade em nome do bom relacionamento comercial. Os produtores e diretores de vídeos empresariais levam em consideração o fato de muitos profissionais não agirem de má fé, mas sim por puro desconhecimento da lei.
Você sabia que…
… sua empresa não pode refazer a edição de um vídeo antigo com outra produtora? Ninguém pode alterar ou modificar um vídeo sem a autorização explícita de seu autor. É uma violação do direito autoral a atualização de versão anterior, quando o autor tiver dado versão definitiva;
… é necessário uma autorização da produtora para que um vídeo institucional seja exibido na internet? Toda proposta comercial da Cinemátika já autoriza automaticamente a exibição on-line de nossos vídeos produzidos. Se este não for o caso do vídeo de sua empresa, é necessário a autorização do autor para a reprodução da obra e sob quais condições se dará esta reprodução;
… o diretor/produtor de um vídeo institucional precisa autorizar a duplicação de DVDs, caso não tenha sido previsto na proposta comercial? É proibido a cópia ou reprodução de obra sem a autorização do autor. Obviamente, cópias em pequenas quantidades nenhuma produtora irá se opor. Mas se sua empresa decide fazer uma ação de marketing e distribuir mais de 50.000 DVDs a seus clientes é bom consultar o diretor do filme antes;
Que tal consultar a lei 9.680 na íntegra, diretamente do site do Governo Federal? Conhecer leis nunca é demais, ainda mais se estão diretamente ligadas a rotina de nosso trabalho.
A Dra. Patrícia Peck é especializada em direitos autorais e direitos digitais. Dúvidas sobre este assunto? Consulte Patrícia Peck Pinheiro Advogados.
No canal do YouTube da Cinemátika você pode conhecer dezenas de trabalhos, com a utilização dos mais distintos recursos narrativos, com inúmeros orçamentos, além de dicas sobre vídeos empresariais.
————————————————————————————————————-
CINEMÁTIKA
Cel / WhatsApp: (11) 9.8288.0770
Email: contato@cinematika.com.br
O que você precisa?
Saber mais sobre vídeos institucionais e vídeos empresariais.
Deixe seu vídeo na mão de especialistas!
Com a Cinemátika as estratégias de marketing andam de mãos dadas com uma produção de vídeo dinâmica e de alta qualidade. Afinal, o que sua empresa busca são resultados, não é mesmo? Então entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto e seus objetivos.
Ainda tem dúvidas?
Não se preocupe, você não está sozinho. É muito comum muitos profissionais terem dúvidas na contratação de serviços de produção de vídeo. Abaixo seguem alguns conteúdos que vão te ajudar.
Quanto custa um vídeo empresarial?
Como fazer um vídeo institucional?
Um vídeo institucional faz parte do mix de comunicação institucional de uma empresa. Isso é particularmente importante no B2B.
Nesse artigo você encontra detalhes das três etapas de uma produção audiovisual: planejamento, produção e pós-produção.
Quais vídeos vendem mais?
Uma coisa que poucos gestores se dão conta: se você realmente deseja aumentar as vendas você precisa ir além de um vídeo institucional.
Existem vídeos específicos para vendas, como vídeos de produtos e serviços, estudos de caso e até vídeos de treinamento, que podem melhorar os índices de fidelização de seus clientes e assim reforçar as vendas.
03 Dicas para seu vídeo de integração
Muitos profissionais de segurança do trabalho e recursos humanos muitas vezes ficam com a responsabilidade de contratar produtoras de vídeo para seus vídeos de integração.
Se esse é o seu caso, aqui estão 03 dicas fundamentais que vão te ajudar bastante.
Vídeos empresariais ou feiras de negócios?
As feiras de negócios são importantes ferramentas para as empresas se comunicarem. Elas concentram os formadores de opinião de todo um determinado segmento.
Porém, você já fez uma conta para saber quanto foi o custo por visitante em uma determinada feira?
E se eu te provar que, com valores muito inferiores aos investidos em feiras, sua empresa consegue atingir do mesmo modo os mesmos formadores de opinião do seu segmento?