Vou responder essa questão, passando valores reais de mercado. Mas antes preciso dizer que existem muitos fatores que fazem com que essa resposta não seja tão simples quanto se pensa.
Seria o mesmo se eu perguntasse para você:
- Quanto custa um carro?
- Depende do carro. Uma Mercedez de luxo custa mais do que um Fiat Moby.
TÉCNICAS AVANÇADAS DE EDIÇÃO – TRACKING E ROTOSCOPIA
QUAL O SEGREDO PARA UMA EMPRESA VENDER MAIS E MELHOR?
Quando uma empresa investe em comunicação ela está investindo na sua marca. Quando uma ação de marketing faz um cliente imaginar determinada marca como a escolha adequada para sua necessidade significa que a marca está ganhando “share-of-mind” e portanto cada centavo irá retornar em negociações mais lucrativas – fugindo da guerra de preços.
Afinal, uma marca que não é bem vista pelos compradores dificilmente irá vender. E se vender será pelo menor preço, o que pode comprometer a operação a longo prazo.
Portanto, para fechar uma boa negociação uma empresa precisa se comunicar bem, e para se comunicar bem toda empresa precisa fazer os investimentos adequados. Quando o assunto for produção de vídeos empresariais é muito importante que as empresas utilizem recursos similares aos usados em cinema e publicidade, como câmeras, estabilizadores digitais, atores e computação gráfica. Este artigo trata de duas técnicas avançadas utilizadas em cinema e publicidade e que podem ser mais explorados por diversas produtoras de vídeo: o tracking e a rotoscopia.
1º TÉCNICA: TRACKING
O tracking é uma técnica de edição que consiste, entre outra coisas, em inserir elementos em que parecem interagir com o ambiente. Curiosamente a tecnologia surgiu no meio militar, no anos 80, como um sistema de defesa em que as máquinas pudessem acompanhar alvos automaticamente. Já no início dos anos 90 Hollywood começou a usar os algorítimos para suas produções cinematográficas (fonte: https://www.fxguide.com/featured/art_of_tracking_part_1_history_of_tracking/).
Eu particularmente gosto bastante do uso radical do tracking que foi feito no filme “Stranger Than Fiction” em 2006. A obra, dirigida por Marc Foster e com Will Ferrell, Emma Tompson e Dustin Hoffman no elenco, sem dúvida foi uma grande influência para o mercado publicitário e cinematográfico que veio a seguir.
Os elementos a serem “trackeados” podem ser textos, ícones, silhuetas, fotos, logotipos ou qualquer outro elemento gráfico. É muito útil em vídeo empresariais para que se passem informações textuais que aumentam a assimilação da informação pelo espectador, mas também é muito útil para utilização de elementos em HUD no After Effects.
2º TÉCNICA: ROTOSCOPIA:
É uma técnica que consiste em manipular o filme quadro a quadro, conseguindo uma mudança bem radical do ambiente.
A rotoscopia é uma técnica bem antiga, utilizada há quase um século pelo cinema. Muitas animações foram concebidas usando esta técnica. Um dos exemplos mais famosos de rotoscopia é a animação do sabre de luz utilizado em Star Wars, de George Lucas.
A rotoscopia normalmente precisa ser usada junto do tracking, potencializando mais ainda o efeito, e isto vale também para o caso de vídeos empresariais. É uma técnica que exige muito tempo e experiência do operador, mas que proporciona um resultado excelente.
Deixe seu vídeo na mão de especialistas!
Com a Cinemátika as estratégias de marketing andam de mãos dadas com uma produção de vídeo dinâmica e de alta qualidade. Afinal, o que sua empresa busca são resultados, não é mesmo? Então entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto e seus objetivos.
Ainda tem dúvidas?
Não se preocupe, você não está sozinho. É muito comum muitos profissionais terem dúvidas na contratação de serviços de produção de vídeo. Abaixo seguem alguns conteúdos que vão te ajudar.
Quanto custa um vídeo empresarial?
Como fazer um vídeo institucional?
Um vídeo institucional faz parte do mix de comunicação institucional de uma empresa. Isso é particularmente importante no B2B.
Nesse artigo você encontra detalhes das três etapas de uma produção audiovisual: planejamento, produção e pós-produção.
Quais vídeos vendem mais?
Uma coisa que poucos gestores se dão conta: se você realmente deseja aumentar as vendas você precisa ir além de um vídeo institucional.
Existem vídeos específicos para vendas, como vídeos de produtos e serviços, estudos de caso e até vídeos de treinamento, que podem melhorar os índices de fidelização de seus clientes e assim reforçar as vendas.
03 Dicas para seu vídeo de integração
Muitos profissionais de segurança do trabalho e recursos humanos muitas vezes ficam com a responsabilidade de contratar produtoras de vídeo para seus vídeos de integração.
Se esse é o seu caso, aqui estão 03 dicas fundamentais que vão te ajudar bastante.
Vídeos empresariais ou feiras de negócios?
As feiras de negócios são importantes ferramentas para as empresas se comunicarem. Elas concentram os formadores de opinião de todo um determinado segmento.
Porém, você já fez uma conta para saber quanto foi o custo por visitante em uma determinada feira?
E se eu te provar que, com valores muito inferiores aos investidos em feiras, sua empresa consegue atingir do mesmo modo os mesmos formadores de opinião do seu segmento?