A IMPORTÂNCIA DE UM ROTEIRO EM UM VÍDEO EMPRESARIAL

Se você quiser construir uma casa, contrate um arquiteto e comece pelo projeto.

SE VOCÊ DESEJA CRIAR UM BOM VÍDEO EMPRESARIAL, É MUITO IMPORTANTE TER UM ROTEIRO BEM DEFINIDO E ORGANIZADO.

 

A criação de um roteiro audiovisual é o um dos primeiros e mais importantes passos para a criação de um vídeo empresarial de sucesso -- seja institucional, de treinamento, de vendas, ou outra aplicação qualquer. A analogia com uma planta de uma casa que virá ser construída é perfeita para a situação: um roteiro também é o modo na qual colocamos nossas idéias no papel e conseguimos ter uma visão geral, imaginando o desenvolvimento da obra -- seja uma obra civil ou uma obra audiovisual.

Recomendo também a leitura de outro artigo: 04 Dicas de Planejamento de Vídeo Empresarial.

 

Mas de quem deve ser a responsabilidade de criar um roteiro? Do cliente, da agência ou da produtora?

A responsabilidade deve ser de um roteirista experiente -- não importa se ele é contratado do cliente, da agência ou da produtora. O importante é que o roteiro seja feito por alguém qualificado. Não é tão simples escrever um roteiro de vídeo empresarial que seja atraente, boa parte dos clientes dão muito mais importância ao texto que será falado pelo narrador -- entretanto as palavras representam apenas 7% do total de percepção de uma mensagem. É muito mais relevante a apresentação desta mensagem (como será apresentado -- qualidade de captura do vídeo, computação gráfica) e o timbre e a trilha sonora (o estilo do locutor e as trilhas escolhidas para um vídeo).

Portanto, unir de modo eficiente palavras, com imagens, computação gráfica, ritmo do locutor e trilhas é uma tarefa que exige um roteirista experiente.

ACREDITE: As imagens previstas no roteiro são mais importantes do que o texto da locução.

 

Que informações são importantes para um roteirista?

  1. OBJETIVO DO INVESTIMENTO: Uma pergunta simples que muitos profissionais não fazem: Por que pretendemos fazer um vídeo? Como pensamos que um vídeo irá nos ajudar? Qual o retorno que esperamos obter? São reflexões que ajudam a um roteirista criar uma obra que atenda a estas exigências;
  2. DIFERENCIAIS DA EMPRESA: O que leva um cliente a comprar um produto ou serviço de sua empresa? Sua tecnologia? Atendimento? Preço? Pronta-entrega? Sua marca? Sua localização? Sem dúvida, todos estas características são importantes, mas devem haver algumas que tornam sua empresa única em seu segmento. São sobre estes aspectos únicos de sua empresa que o roteirista irá desenvolver toda sua estratégia criativa;
  3. PÚBLICO-ALVO: Pense nos segmentos mais relevantes para sua empresa -- é para eles que seus investimentos em comunicação devem convergir. É fundamental um roteirista saber com quem ele está falando, qual o perfil e as expectativas de quem assistirá ao vídeo;

REGRA DE OURO PARA A CRIAÇÃO DE UM BOM ROTEIRO: QUEM DEVE CRIAR É O ROTEIRISTA.

 

Procure passar as informações com relação aos 3 objetivos acima descritos. Confie em seu roteirista, ele é um profissional especializado que já criou centenas de obras criativas e de excelentes resultados. Portanto, seja inteligente e deixe o trabalho de criação por conta dele. Obviamente, podem haver exigências como gravação de uma determinada máquina ou uma obrigatoriedade de se utilizar determinadas frases sugeridas pela diretoria -- sem problemas, isto faz parte de todo trabalho. Mas quem deve definir o estilo e a narrativa do vídeo é seu roteirista.

ESTUDO DE UM ROTEIRISTA: Estudar narrativas, assistir diversos filmes, pesquisar referências em livros e sites de vídeo. Tudo isto aliado a uma base teórica em semiótica e neurolinguística, domínio da língua portuguesa e suas diversas figuras de linguagem e pensamento, além de uma ótima capacidade de síntese e objetividade. Ufa... quem ainda acha que é fácil escrever um roteiro?
ESTUDO DE UM ROTEIRISTA: Estudar narrativas, assistir diversos filmes, pesquisar referências em livros e sites de vídeo. Tudo isto aliado a uma base teórica em semiótica e neurolinguística, domínio da língua portuguesa e suas diversas figuras de linguagem e pensamento, além de uma ótima capacidade de síntese e objetividade. Ufa... quem ainda acha que é fácil escrever um roteiro?

 

No canal do YouTube da Cinemátika você pode conhecer dezenas de trabalhos, com a utilização dos mais distintos recursos narrativos, com inúmeros orçamentos, além de dicas sobre vídeos empresariais.

 

————————————————————————————————————-

CINEMÁTIKA -- (11) 4226.4797

O que você precisa?

Saber mais sobre vídeos institucionais e vídeos empresariais.

Conhecer os trabalhos da Cinemátika.

Solicitar contato para visita ou orçamento.