ENTENDENDO O ROTEIRO DO VÍDEO INSTITUCIONAL DE SUA EMPRESA

CRIANDO UM ROTEIRO: INDO ALÉM DO QUE UM TEXTO ESCRITO PARA LOCUÇÃO.

Um bom roteiro de vídeo empresarial deve sugerir para o diretor responsável e prever para o editor do filme diversas mudanças de andamento, com o objetivo de prender a atenção do espectador e de fixar pontos importantes da narrativa. Por isto um roteiro não é um trabalho operacional, ele deve ser feito por profissionais especializados.

Quer ter informações sobre vídeos institucionais?

Chame direto pelo WhatsApp clicando aqui.

Ou entre em contato por email e telefone fixo.

 

"Nossa empresa criou um texto que queremos que seja dito no filme, portanto já não precisaremos de roteiro, correto?"
Um filme é muito mais do que um texto para locução, pelo contrário. A criação de um roteiro deve ter como objetivo se comunicar com imagens, música e possivelmente um texto para locução. Escrevo "possivelmente" pois é possível fazer um vídeo empresarial sem locução.


No vídeo acima não foi utilizada nenhuma locução. Mas exigiu um estudo cuidadoso de roteiro para que pudéssemos passar a mensagem pretendida pelo cliente. Um antigo ditado já diz que "uma imagem vale mais do que mil palavras" e este ditado vale mais do nunca em um vídeo para sua empresa.

 

Abaixo outro exemplo de vídeo empresarial sem locução - mas com um cuidadoso roteiro:

 

Quando um cliente da Cinemátika recebe um roteiro, há nele uma série de figuras e/ou técnicas narrativas que tem por objetivo tornar o investimento mais eficiente, melhorando a assimilação da informação do filme.

Abaixo, você encontra as mais comuns utilizadas em nossos roteiros:
É fundamental que o roteiro preveja cada uma delas para que se tenha a eficiência necessária.

 

1. PORTRAITS:

Palavra que vem do francês, portraits são retratos, como das fotografias com pessoas sorrindo, só que com vídeo e com um leve movimento. Podem ser utilizados para se criar, ao longo do filme, uma proximidade e relação de empatia com o espectador.

 

2. PACK-SHOTS:

Recurso narrativo simples e bastante utilizado em publicidade. Trata-se de um take do produto fabricado, sozinho, podendo ser acompanhado de arte gráfica. É muito utilizado em conjunto com movimentos de câmera, como movimentos de slider/trilhos ou gruas.

 

3. SPLIT-SCREEN:

É uma antiga técnica de edição muito utilizada em cinema e publicidade, onde a tela é dividida em várias imagens. Ajuda a construir uma idéia de muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo.

 

4. ENTREVISTAS:

Muitas vezes entrevistas são facilmente feitas com pessoas da própria empresa falando, como gerentes, diretos ou técnicos. O espectador tem uma sensação de proximidade, gerando empatia, assim como nos portraits. Também proporcionam uma oportunidade de quebra no ritmo do filme.

Um outra opção é o filme empresarial ter como narrativa central uma ou mais entrevistas. Essa estratégia é muito boa para criar uma aproximação com o cliente.

 

5. MOTION GRAPHICS:

Motion graphics É uma técnica de animação audiovisual de ícones, logotipos, textos, personagens e outros elementos gráficos muito utilizado para se passar uma ideia abstrata. Até por este motivo, muitas empresas prestadoras de serviço utilizam este recursos de criação para tangenciar ideias abstratas e passar ideias que dificilmente poderiam ser filmadas.

Entretanto as aplicações de motion graphics são inúmeras, em todos tipos de empresas: desde indústrias até escolas, desde grandes corporações até pequenas empresas.

 

6. TEMPLATES:

Templates são modelos de computação gráfica pré-produzidos, podendo ser personalizados para cada cliente. É uma ótima opção em vídeos institucionais ou empresariais onde não há muita verba, mantendo uma excelente identidade visual e grafismo.

 

 

7. CARTELAS ANIMADAS:

 

Cartelas animadas são animações um pouco mais simples do as criadas no estilo "motion graphics". Esse estilo de animação tem muita utilidade em vídeos institucionais de treinamento e de integração de colaboradores, onde precisa-se passar um conteúdo mais técnico para o espectador.

 

Confira abaixo alguns desses exemplos citados acima:

Continue lendo sobre outros recursos de produção de vídeo empresarial clicando aqui.

 

No canal do YouTube da Cinemátika você pode conhecer centenas de trabalhos, com a utilização dos mais distintos recursos narrativos, com inúmeros orçamentos, além de dicas sobre vídeos emppresariais.

 

_______________________________________________________
CINEMÁTIKA – (11) 4226.4797

O que você precisa?

Saber mais sobre vídeos institucionais e vídeos empresariais.

Conhecer os trabalhos da Cinemátika.

Solicitar contato para visita ou orçamento.