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O ROTEIRO DEVE EXPLORAR COM EFICIÊNCIA OS DIFERENCIAIS

14 de agosto de 2015

EVITE AS PREMISSAS COMERCIAIS EM SEU ROTEIRO AUDIOVISUAL:

Embora tenha-se mudado bastante o mercado de filmes corporativos desde os anos 2000, ainda é possível muitos clientes e profissionais de criação cometerem um erro básico: dar ênfase as premissas comerciais.

O que são premissas comerciais?
São pontos necessários para o funcionamento de toda empresa. Ou seja, que ela seja legalmente estabelecida, que cumpra as leis, que seus funcionários saibam o que estão fazendo e que seus produtos ou serviços funcionem.

É óbvio que um vídeo não precisa dar ênfase que determinada empresa cumpre as leis, não? Mas não parece ser óbvio em muitos casos que encontramos. Ainda hoje, no ano de 2015, quando este artigo está sendo escrito, existem roteiros de vídeos empresariais que dão muita ênfase a algo que não deveria chamar a atenção.

 

SEUS CLIENTES ESCOLHEM SUA EMPRESA PELOS DIFERENCIAIS:

Sua empresa é escolhida no mercado devido aos seus diferenciais. Por isto que entender o processo de decisão de compra é fundamental na criação de um roteiro.

Lembre-se que “diferenciais” não são representados apenas pela inovação, muitas vezes pode ser um detalhe simples, como atendimento, canal de vendas, estoque a pronta entrega, respeito a parcerias, preço, condições de pagamento, flexibilidade na negociação, etc. É algo que toda empresa competitiva e inteligente pode implementar. Em todos estes casos, os diferenciais são pontos fundamentais na escolha do cliente.

E, dentro deste processo de decisão, este cliente já parte da premissa de que sua empresa é ética (ou seja, que você não vai tentar enganar seus clientes), que sua empresa sabe o que faz (ou seja, que sua tradição significa que seus produtos e serviços funcionam) e que seus funcionários são motivados o suficiente para fazerem o que se espera deles (ou seja, que aquela mesa de pebolim no fundo da fábrica proporciona lazer e descompressão aos trabalhadores). Definitivamente você não precisa dar ênfase a nenhum destes pontos em seu vídeo.

 

PREMISSAS x PONTOS DE PARIDADE x DIFERENCIAIS:

Esta questão teórica é fundamental no entendimento estratégico de uma corporação e pode ser vital para sua sobrevivência. E não estamos falando apenas de vídeos empresariais neste ponto.

Premissas Comerciais: Conforme já colocado acima, são todos os elementos básicos que uma empresa precisa cumprir com a legislação e funcionamento operacional. Exemplificando, no caso de uma operadora de telefonia celular, uma premissa é a licença da ANATEL para poder explorar o mercado brasileiro.

Pontos de Paridade: São detalhes muitas vezes esquecidos em um planejamento de comunicação. É um conjunto de elementos que o mercado consumidor espera de um produto ou serviço. No caso da operadora de celular, um ponto de paridade que o consumidor espera é de que tenha-se tecnologia digital e sinal para que os telefones funcionem.

Diferenciação: É o que faz com que o cliente tenha decidido o processo de compra por sua empresa. Um detalhe importante: algumas vezes um diferencial baseia-se na especialização de um ponto de paridade. Por exemplo, a Vivo, operadora de telefonia celular, tem em seu grande diferencial a maior cobertura de sinal. Ou seja, um ponto de paridade, que é a existência de sinal, passa a ser o diferencial da Vivo ao oferecer a maior cobertura de todas.

Muitas indústrias brasileiras que tem como diferenciais que também partem de especialização de pontos de paridade, como oferecer o maior estoque do mercado, ou o melhor suporte comercial. Seja como for, um bom vídeo empresarial que tenham o objetivo de ajudar nas vendas deve dar ênfase e explorar os diferenciais da empresa, sejam eles vindos de pontos de paridade ou não.

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Ainda tem dúvidas?

Não se preocupe, você não está sozinho. É muito comum muitos profissionais terem dúvidas na contratação de serviços de produção de vídeo. Abaixo seguem alguns conteúdos que vão te ajudar.

Quanto custa um vídeo empresarial?

Vou responder essa questão, passando valores reais de mercado. Mas antes preciso dizer que existem muitos fatores que fazem com que essa resposta não seja tão simples quanto se pensa.

Seria o mesmo se eu perguntasse para você:
- Quanto custa um carro?
- Depende do carro. Uma Mercedez de luxo custa mais do que um Fiat Moby.

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Como fazer um vídeo institucional?

Um vídeo institucional faz parte do mix de comunicação institucional de uma empresa. Isso é particularmente importante no B2B.

Nesse artigo você encontra detalhes das três etapas de uma produção audiovisual: planejamento, produção e pós-produção.

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Quais vídeos vendem mais?

Uma coisa que poucos gestores se dão conta: se você realmente deseja aumentar as vendas você precisa ir além de um vídeo institucional.

Existem vídeos específicos para vendas, como vídeos de produtos e serviços, estudos de caso e até vídeos de treinamento, que podem melhorar os índices de fidelização de seus clientes e assim reforçar as vendas.

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03 Dicas para seu vídeo de integração

Muitos profissionais de segurança do trabalho e recursos humanos muitas vezes ficam com a responsabilidade de contratar produtoras de vídeo para seus vídeos de integração.

Se esse é o seu caso, aqui estão 03 dicas fundamentais que vão te ajudar bastante.

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Vídeos empresariais ou feiras de negócios?

As feiras de negócios são importantes ferramentas para as empresas se comunicarem. Elas concentram os formadores de opinião de todo um determinado segmento.

Porém, você já fez uma conta para saber quanto foi o custo por visitante em uma determinada feira?

E se eu te provar que, com valores muito inferiores aos investidos em feiras, sua empresa consegue atingir do mesmo modo os mesmos formadores de opinião do seu segmento?

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