Banner da Página Post

ENTENDENDO O ROTEIRO DO VÍDEO INSTITUCIONAL DE SUA EMPRESA

1 de julho de 2013

CRIANDO UM ROTEIRO: INDO ALÉM DO QUE UM TEXTO ESCRITO PARA LOCUÇÃO.

Um bom roteiro de vídeo empresarial deve sugerir para o diretor responsável e prever para o editor do filme diversas mudanças de andamento, com o objetivo de prender a atenção do espectador e de fixar pontos importantes da narrativa. Por isto um roteiro não é um trabalho operacional, ele deve ser feito por profissionais especializados.

Quer ter informações sobre vídeos institucionais?

Chame direto pelo WhatsApp clicando aqui.

Ou entre em contato por email.

 

"Nossa empresa criou um texto que queremos que seja dito no filme, portanto já não precisaremos de roteiro, correto?"
Um filme é muito mais do que um texto para locução, pelo contrário. A criação de um roteiro deve ter como objetivo se comunicar com imagens, música e possivelmente um texto para locução. Escrevo "possivelmente" pois é possível fazer um vídeo empresarial sem locução.


No vídeo acima não foi utilizada nenhuma locução. Mas exigiu um estudo cuidadoso de roteiro para que pudéssemos passar a mensagem pretendida pelo cliente. Um antigo ditado já diz que "uma imagem vale mais do que mil palavras" e este ditado vale mais do nunca em um vídeo para sua empresa.

 

Abaixo outro exemplo de vídeo empresarial sem locução - mas com um cuidadoso roteiro:

 

Quando um cliente da Cinemátika recebe um roteiro, há nele uma série de figuras e/ou técnicas narrativas que tem por objetivo tornar o investimento mais eficiente, melhorando a assimilação da informação do filme.

Abaixo, você encontra as mais comuns utilizadas em nossos roteiros:
É fundamental que o roteiro preveja cada uma delas para que se tenha a eficiência necessária.

 

1. PORTRAITS:

Palavra que vem do francês, portraits são retratos, como das fotografias com pessoas sorrindo, só que com vídeo e com um leve movimento. Podem ser utilizados para se criar, ao longo do filme, uma proximidade e relação de empatia com o espectador.

 

2. PACK-SHOTS:

Recurso narrativo simples e bastante utilizado em publicidade. Trata-se de um take do produto fabricado, sozinho, podendo ser acompanhado de arte gráfica. É muito utilizado em conjunto com movimentos de câmera, como movimentos de slider/trilhos ou gruas.

 

3. SPLIT-SCREEN:

É uma antiga técnica de edição muito utilizada em cinema e publicidade, onde a tela é dividida em várias imagens. Ajuda a construir uma idéia de muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo.

 

4. ENTREVISTAS:

Muitas vezes entrevistas são facilmente feitas com pessoas da própria empresa falando, como gerentes, diretos ou técnicos. O espectador tem uma sensação de proximidade, gerando empatia, assim como nos portraits. Também proporcionam uma oportunidade de quebra no ritmo do filme.

Um outra opção é o filme empresarial ter como narrativa central uma ou mais entrevistas. Essa estratégia é muito boa para criar uma aproximação com o cliente.

 

5. MOTION GRAPHICS:

Motion graphics É uma técnica de animação audiovisual de ícones, logotipos, textos, personagens e outros elementos gráficos muito utilizado para se passar uma ideia abstrata. Até por este motivo, muitas empresas prestadoras de serviço utilizam este recursos de criação para tangenciar ideias abstratas e passar ideias que dificilmente poderiam ser filmadas.

Entretanto as aplicações de motion graphics são inúmeras, em todos tipos de empresas: desde indústrias até escolas, desde grandes corporações até pequenas empresas.

 

6. TEMPLATES:

Templates são modelos de computação gráfica pré-produzidos, podendo ser personalizados para cada cliente. É uma ótima opção em vídeos institucionais ou empresariais onde não há muita verba, mantendo uma excelente identidade visual e grafismo.

 

 

7. CARTELAS ANIMADAS:

 

Cartelas animadas são animações um pouco mais simples do as criadas no estilo "motion graphics". Esse estilo de animação tem muita utilidade em vídeos institucionais de treinamento e de integração de colaboradores, onde precisa-se passar um conteúdo mais técnico para o espectador.

 

Confira abaixo alguns desses exemplos citados acima:

Continue lendo sobre outros recursos de produção de vídeo empresarial clicando aqui.

 

No canal do YouTube da Cinemátika você pode conhecer centenas de trabalhos, com a utilização dos mais distintos recursos narrativos, com inúmeros orçamentos, além de dicas sobre vídeos emppresariais.

 

_______________________________________________________

CINEMÁTIKA

Cel / WhatsApp: (11) 9.8288.0770

Email: contato@cinematika.com.br

O que você precisa?

Saber mais sobre vídeos institucionais e vídeos empresariais.

Conhecer os trabalhos da Cinemátika.

Solicitar contato para visita ou orçamento.

 

Deixe seu vídeo na mão de especialistas!

Com a Cinemátika as estratégias de marketing andam de mãos dadas com uma produção de vídeo dinâmica e de alta qualidade. Afinal, o que sua empresa busca são resultados, não é mesmo? Então entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto e seus objetivos.

Ainda tem dúvidas?

Não se preocupe, você não está sozinho. É muito comum muitos profissionais terem dúvidas na contratação de serviços de produção de vídeo. Abaixo seguem alguns conteúdos que vão te ajudar.

Quanto custa um vídeo empresarial?

Vou responder essa questão, passando valores reais de mercado. Mas antes preciso dizer que existem muitos fatores que fazem com que essa resposta não seja tão simples quanto se pensa.

Seria o mesmo se eu perguntasse para você:
- Quanto custa um carro?
- Depende do carro. Uma Mercedez de luxo custa mais do que um Fiat Moby.

No vídeo ao lado, em apenas uns minutinhos, eu explico essa questão e apresento os valores que respondem sua pergunta.

Saiba mais

Como fazer um vídeo institucional?

Um vídeo institucional faz parte do mix de comunicação institucional de uma empresa. Isso é particularmente importante no B2B.

Como toda ação de comunicação institucional, seu objetivo é trazer um retorno positivo na percepção de qualidade de sua marca.

Uma marca com uma boa imagem vende mais fácil e com uma margem maior de lucro.

Saiba mais

Quais vídeos vendem mais?

Uma coisa que poucos gestores se dão conta: se você realmente deseja aumentar as vendas você precisa ir além de um vídeo institucional.

Existem vídeos específicos para vendas, como vídeos de produtos e serviços, estudos de caso e até vídeos de treinamento, que podem melhorar os índices de fidelização de seus clientes e assim reforçar as vendas.

Saiba mais

03 Dicas para seu vídeo de integração

Muitos profissionais de segurança do trabalho e recursos humanos muitas vezes ficam com a responsabilidade de contratar produtoras de vídeo para seus vídeos de integração.

Se esse é o seu caso, aqui estão 03 dicas fundamentais que vão te ajudar bastante.

Saiba mais

Por que vídeos empresariais são melhores do que feiras de negócios?

As feiras de negócios são importantes ferramentas para as empresas se comunicarem. Elas concentram os formadores de opinião de todo um determinado segmento.

Porém, você já fez uma conta para saber quanto foi o custo por visitante em uma determinada feira?

E se eu te provar que, com valores muito inferiores aos investidos em feiras, sua empresa consegue atingir do mesmo modo os mesmos formadores de opinião do seu segmento?

Saiba mais