O ROTEIRO DEVE EXPLORAR COM EFICIÊNCIA OS DIFERENCIAIS

EVITE AS PREMISSAS COMERCIAIS EM SEU ROTEIRO AUDIOVISUAL:

Embora tenha-se mudado bastante o mercado de filmes corporativos desde os anos 2000, ainda é possível muitos clientes e profissionais de criação cometerem um erro básico: dar ênfase as premissas comerciais.

 

O que são premissas comerciais?
São pontos necessários para o funcionamento de toda empresa. Ou seja, que ela seja legalmente estabelecida, que cumpra as leis, que seus funcionários saibam o que estão fazendo e que seus produtos ou serviços funcionem.

É óbvio que um vídeo não precisa dar ênfase que determinada empresa cumpre as leis, não? Mas não parece ser óbvio em muitos casos que encontramos. Ainda hoje, no ano de 2015, quando este artigo está sendo escrito, existem roteiros de vídeos empresariais que dão muita ênfase a algo que não deveria chamar a atenção.

 

SEUS CLIENTES ESCOLHEM SUA EMPRESA PELOS DIFERENCIAIS:
Sua empresa é escolhida no mercado devido aos seus diferenciais. Por isto que entender o processo de decisão de compra é fundamental na criação de um roteiro.

Lembre-se que “diferenciais” não são representados apenas pela inovação, muitas vezes pode ser um detalhe simples, como atendimento, canal de vendas, estoque a pronta entrega, respeito a parcerias, preço, condições de pagamento, flexibilidade na negociação, etc. É algo que toda empresa competitiva e inteligente pode implementar. Em todos estes casos, os diferenciais são pontos fundamentais na escolha do cliente.

E, dentro deste processo de decisão, este cliente já parte da premissa de que sua empresa é ética (ou seja, que você não vai tentar enganar seus clientes), que sua empresa sabe o que faz (ou seja, que sua tradição significa que seus produtos e serviços funcionam) e que seus funcionários são motivados o suficiente para fazerem o que se espera deles (ou seja, que aquela mesa de pebolim no fundo da fábrica proporciona lazer e descompressão aos trabalhadores). Definitivamente você não precisa dar ênfase a nenhum destes pontos em seu vídeo.

 

PREMISSAS x PONTOS DE PARIDADE x DIFERENCIAIS:
Esta questão teórica é fundamental no entendimento estratégico de uma corporação e pode ser vital para sua sobrevivência. E não estamos falando apenas de vídeos empresariais neste ponto.

Premissas Comerciais: Conforme já colocado acima, são todos os elementos básicos que uma empresa precisa cumprir com a legislação e funcionamento operacional. Exemplificando, no caso de uma operadora de telefonia celular, uma premissa é a licença da ANATEL para poder explorar o mercado brasileiro.

Pontos de Paridade: São detalhes muitas vezes esquecidos em um planejamento de comunicação. É um conjunto de elementos que o mercado consumidor espera de um produto ou serviço. No caso da operadora de celular, um ponto de paridade que o consumidor espera é de que tenha-se tecnologia digital e sinal para que os telefones funcionem.

Diferenciação: É o que faz com que o cliente tenha decidido o processo de compra por sua empresa. Um detalhe importante: algumas vezes um diferencial baseia-se na especialização de um ponto de paridade. Por exemplo, a Vivo, operadora de telefonia celular, tem em seu grande diferencial a maior cobertura de sinal. Ou seja, um ponto de paridade, que é a existência de sinal, passa a ser o diferencial da Vivo ao oferecer a maior cobertura de todas.

 

Muitas indústrias brasileiras que tem como diferenciais que também partem de especialização de pontos de paridade, como oferecer o maior estoque do mercado, ou o melhor suporte comercial. Seja como for, um bom vídeo empresarial que tenham o objetivo de ajudar nas vendas deve dar ênfase e explorar os diferenciais da empresa, sejam eles vindos de pontos de paridade ou não.

 

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