Vou responder essa questão, passando valores reais de mercado. Mas antes preciso dizer que existem muitos fatores que fazem com que essa resposta não seja tão simples quanto se pensa.
Seria o mesmo se eu perguntasse para você:
- Quanto custa um carro?
- Depende do carro. Uma Mercedez de luxo custa mais do que um Fiat Moby.
QUAL DEVE SER A DURAÇÃO DE UM VÍDEO EMPRESARIAL?
É COMUM ALGUÉM FALAR QUE UM VÍDEO EMPRESARIAL NÃO TENHA MAIS DE 5 MINUTOS DE DURAÇÃO.
Mas esta informação é confiável?
Em termos. Realmente esta regra deve ser seguida em muitos casos, principalmente para aplicações comerciais.
Mas e se tivermos um conteúdo mais técnico, sob qual contexto ele será assistido? Ou um conteúdo criado para vídeos que serão exibidos também fora da internet?
Bem, aí a coisa muda de figura.
O que define o tempo de duração de um vídeo empresarial é um estudo do público alvo e do contexto de exibição.
Desconfie se sua produtora de vídeo “ligar o piloto automático”. Para o sucesso de seu investimento é fundamental pensar em quem irá assistir e como irá assitir cada filme.
A Cinemátika apresenta a seguir diferentes aplicações de vídeos empresariais, algumas dentro dos 5 minutos e outras com duração acima deste tempo, com suas estratégias narrativas detalhadas.
1. TIPOS DE VÍDEOS QUE DEVEM TER MENOS DE 5 MINUTOS DE DURAÇÃO:
1.1. Via de regra, são os vídeos com objetivos comerciais.
Quando estamos em uma reunião de negócios precisamos ser muito objetivos em nossa apresentação. É necessário sermos diretos e irmos rapidamente ao ponto. Nosso interlocutor – e espectador do filme – irá avaliar questões bem definidas para fechar a compra do produto/serviço que você está ofertando.
Portanto nada mais natural que este deva ser um vídeo igualmente direto e objetivo, trabalhado exclusivamente sobre os argumentos de venda.
Neste caso, vídeos institucionais com informações irrelevantes para o fechamento da venda não ajudam muito. Precisa-se dispor de um vídeo comercial enxuto e eficiente, com menos de 5 minutos.
Você sabe qual é a diferença entre vídeos institucionais e vídeos comerciais?
A Cinemátika criou para a multinacional NEXANS um vídeo com objetivos comerciais de um de seus principais produtos, o ECOAFITOX:
Público Alvo: Engenheiros elétricos;
Duração: 04:21 minutos;
O vídeo acima procura tratar exclusivamente dos argumentos de venda e de especificação do cabo ECOAFITOX, evitando toda e qualquer informação institucional que não esteja diretamente ligada a venda. Em menos de 5 minutos conseguimos manter a atenção do comprador para pontos muito importantes a respeito do diferencial do Grupo Vista.
1.2. Vídeos para Web: A internet dispersa a atenção e exige vídeos objetivos.
A internet é um ambiente que possui muitos elementos de dispersão da atenção e dificilmente alguém navega exclusivamente com um único foco. A grande maioria das pessoas, enquanto faz suas pesquisas na internet, também verifica seus emails, tuíta, baixa músicas, procura seriados de TV e etc. Por isto que é difícil prender a atenção de alguém na internet por mais de 5 minutos.
Obviamente que existem exceções com relação aos vídeos para web, mas elas são… exceções.
2. TIPOS DE VÍDEOS QUE PODEM/DEVEM TER MAIS DE 5 MINUTOS:
Vídeos empresariais em que a aplicação exige mais de 5 minutos de duração são menos comuns, mas existem e são igualmente importantes.
Boa parte dos vídeos empresariais podem ter duração maior de 5 minutos, sem problema algum. Pelo contrário, sua duração maior faz parte justamente de sua eficiência.
Esta questão está abordada detalhadamente no próximo post, confira.
No canal do YouTube da Cinemátika você pode conhecer dezenas de trabalhos, com a utilização dos mais distintos recursos narrativos, com inúmeros orçamentos, além de dicas sobre vídeos empresariais.
————————————————————————————————————-
CINEMÁTIKA – (11) 4226.4797
O que você precisa?
Saber mais sobre vídeos institucionais e vídeos empresariais.
Conhecer os trabalhos da Cinemátika.
Solicitar contato para visita ou orçamento.
Deixe seu vídeo na mão de especialistas!
Com a Cinemátika as estratégias de marketing andam de mãos dadas com uma produção de vídeo dinâmica e de alta qualidade. Afinal, o que sua empresa busca são resultados, não é mesmo? Então entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto e seus objetivos.
Ainda tem dúvidas?
Não se preocupe, você não está sozinho. É muito comum muitos profissionais terem dúvidas na contratação de serviços de produção de vídeo. Abaixo seguem alguns conteúdos que vão te ajudar.
Quanto custa um vídeo empresarial?
Como fazer um vídeo institucional?
Um vídeo institucional faz parte do mix de comunicação institucional de uma empresa. Isso é particularmente importante no B2B.
Nesse artigo você encontra detalhes das três etapas de uma produção audiovisual: planejamento, produção e pós-produção.
Quais vídeos vendem mais?
Uma coisa que poucos gestores se dão conta: se você realmente deseja aumentar as vendas você precisa ir além de um vídeo institucional.
Existem vídeos específicos para vendas, como vídeos de produtos e serviços, estudos de caso e até vídeos de treinamento, que podem melhorar os índices de fidelização de seus clientes e assim reforçar as vendas.
03 Dicas para seu vídeo de integração
Muitos profissionais de segurança do trabalho e recursos humanos muitas vezes ficam com a responsabilidade de contratar produtoras de vídeo para seus vídeos de integração.
Se esse é o seu caso, aqui estão 03 dicas fundamentais que vão te ajudar bastante.
Vídeos empresariais ou feiras de negócios?
As feiras de negócios são importantes ferramentas para as empresas se comunicarem. Elas concentram os formadores de opinião de todo um determinado segmento.
Porém, você já fez uma conta para saber quanto foi o custo por visitante em uma determinada feira?
E se eu te provar que, com valores muito inferiores aos investidos em feiras, sua empresa consegue atingir do mesmo modo os mesmos formadores de opinião do seu segmento?