QUAL DEVE SER A DURAÇÃO DE UM VÍDEO EMPRESARIAL?

É COMUM ALGUÉM FALAR QUE UM VÍDEO EMPRESARIAL NÃO TENHA MAIS DE 5 MINUTOS DE DURAÇÃO.
Mas esta informação é confiável?

Em termos. Realmente esta regra deve ser seguida em muitos casos, principalmente para aplicações comerciais.
Mas e se tivermos um conteúdo mais técnico, sob qual contexto ele será assistido? Ou um conteúdo criado para vídeos que serão exibidos também fora da internet?

Bem, aí a coisa muda de figura.

O que define o tempo de duração de um vídeo empresarial é um estudo do público alvo e do contexto de exibição.

Saber quem irá assistir ao seu vídeo, onde, quando e como: são todas informações fundamentais para uma criação de um vídeo eficiente.

Desconfie se sua produtora de vídeo “ligar o piloto automático”. Para o sucesso de seu investimento é fundamental pensar em quem irá assistir e como irá assitir cada filme.

A Cinemátika apresenta a seguir diferentes aplicações de vídeos empresariais, algumas dentro dos 5 minutos e outras com duração acima deste tempo, com suas estratégias narrativas detalhadas.

 

1. TIPOS DE VÍDEOS QUE DEVEM TER MENOS DE 5 MINUTOS DE DURAÇÃO:

 

1.1. Via de regra, são os vídeos com objetivos comerciais.

Quando estamos em uma reunião de negócios precisamos ser muito objetivos em nossa apresentação. É necessário sermos diretos e irmos rapidamente ao ponto. Nosso interlocutor -- e espectador do filme -- irá avaliar questões bem definidas para fechar a compra do produto/serviço que você está ofertando.

Portanto nada mais natural que este deva ser um vídeo igualmente direto e objetivo, trabalhado exclusivamente sobre os argumentos de venda.

Neste caso, vídeos institucionais com informações irrelevantes para o fechamento da venda não ajudam muito. Precisa-se dispor de um vídeo comercial enxuto e eficiente, com menos de 5 minutos.

 

Você sabe qual é a diferença entre vídeos institucionais e vídeos comerciais?

A Cinemátika criou para a multinacional NEXANS um vídeo com objetivos comerciais de um de seus principais produtos, o ECOAFITOX:


Público Alvo: Engenheiros elétricos;
Duração: 04:21 minutos;

O vídeo acima procura tratar exclusivamente dos argumentos de venda e de especificação do cabo ECOAFITOX, evitando toda e qualquer informação institucional que não esteja diretamente ligada a venda. Em menos de 5 minutos conseguimos manter a atenção do comprador para pontos muito importantes a respeito do diferencial do Grupo Vista.

 

1.2. Vídeos para Web: A internet dispersa a atenção e exige vídeos objetivos.
A internet é um ambiente que possui muitos elementos de dispersão da atenção e dificilmente alguém navega exclusivamente com um único foco. A grande maioria das pessoas, enquanto faz suas pesquisas na internet, também verifica seus emails, tuíta, baixa músicas, procura seriados de TV e etc. Por isto que é difícil prender a atenção de alguém na internet por mais de 5 minutos.

Verificar emails, escrever no Facebook, assistir YouTube, tuítar, baixar músicas, comprar produtos e etc. A concorrência pela atenção é tão grande que torna-se muito difícil prender a atenção exclusiva de um internauta por mais de 5 minutos.

Obviamente que existem exceções com relação aos vídeos para web, mas elas são… exceções.

 

2. TIPOS DE VÍDEOS QUE PODEM/DEVEM TER MAIS DE 5 MINUTOS:
Vídeos empresariais em que a aplicação exige mais de 5 minutos de duração são menos comuns, mas existem e são igualmente importantes.

Boa parte dos vídeos empresariais podem ter duração maior de 5 minutos, sem problema algum. Pelo contrário, sua duração maior faz parte justamente de sua eficiência.

Esta questão está abordada detalhadamente no próximo post, confira.

 

No canal do YouTube da Cinemátika você pode conhecer dezenas de trabalhos, com a utilização dos mais distintos recursos narrativos, com inúmeros orçamentos, além de dicas sobre vídeos empresariais.

 

————————————————————————————————————-

CINEMÁTIKA – (11) 4226.4797

O que você precisa?

Saber mais sobre vídeos institucionais e vídeos empresariais.

Conhecer os trabalhos da Cinemátika.

Solicitar contato para visita ou orçamento.

 

1 comment

Comments are closed.